Saia do tradicional chá de panelas: Chá bar!



Conheça maneiras de organizar seu chá bar de forma prática e descontraída.


 

Ah, a mudança de casa! Um momento muito esperado e também muito temido por todos. Novos desafios fazem parte dessa jornada. Mas se você decidiu por sair de casa, muitos momentos incríveis e marcantes estão por vir, e para celebrar esse marco, existem amigos e familiares que vão amar prestigiá-los e estarem presentes em um momento de descontração, cheio de risadas, lembranças e claro: muuuuitos presentes! ????

Sua casa nova merece tudo novo e o famoso e tradicional chá de panelas ou cozinha que antigamente era feito somente meses ou semanas antes de um casamento, comemorado geralmente apenas entre um grupo de mulheres, hoje pode ser adaptado como “chá de casa nova” ou “chá bar”, e é bem mais democrático. 

Você sabia que existe uma lenda que conta como o chá de cozinha surgiu?

Ela diz que um pobre jovem camponês se apaixonou por uma rica donzela de família nobre, não tendo condições de comprar muitas coisas para sua casa, seus amigos se reuniram e compraram vários itens para decorar e compor os cômodos. Muito interessante, não é?

Sendo lenda ou história verídica, a tradição ganhou espaço e é muito comum há longos anos, sendo um evento quase obrigatório antes do casamento, e hoje em dia, também em outras situações, quando alguém vai morar sozinho, uma família se muda, ou quando um casal junta as escovas de dentes, sem necessariamente se casarem. 

Você se lembra de ir a algum chá de cozinha no passado? Na tradição mais antiga o chá de cozinha, por levar esse nome, era associado somente ao público feminino e, francamente, vamos combinar que em pleno século XXI é muito ultrapassado. Bom mesmo é poder envolver toda a galera, e para isso, o chá bar é perfeito! Afinal, seja na cozinha, na sala, restaurante, salão ou barzinho, o que importa mesmo é viver com parceria e colaboração em todos os sentidos.

Você vai conhecer um pouco da proposta do chá bar e colocar em prática esse formato com um espaço bacana com comes e bebes.

 

Então vamos para as dicas e inspirações para fazer um chá bar inesquecível?!

 

Tema

Escolha um tema para o seu chá bar, algo que represente a personalidade de quem irá anfitriar a festa, e que possa ser explorado na decoração, no cardápio e nas atividades. 

 

Aproveite as épocas do ano para o seu tema!

São João, Carnaval, as 4 estações. Tudo isso pode se tornar tema para um chá bar, e com o uso da criatividade vai muito além. 

 

Vai-vai se mudar! Carnaval: É um tema super divertido e colorido. Inclusive, os convidados podem incorporar completamente o espírito de carnaval indo fantasiados para o evento. Alguns drinks refrescantes, marchinhas e os hits do ano vão ajudar a compor essa festa.

tema carnaval

tema carnaval

tema carnaval

Arraiá da mudança! São João: Se você vai realizar seu chá na época de festas juninas, tá aí um tema pra lá de bão, sô! ????

Caso o motivo do evento seja a mudança de um casal, um casamento caipira é uma ótima pedida. Se esse não for o caso, existem diversas outras dinâmicas tradicionais dessa época: você pode propor uma grande roda para todos os presentes, a descontração é sempre garantida. 

Além da decoração, comer bem é fundamental em uma festa de São João. Além dos típicos pratos feitos com milho, que tal um pastel em formato de bandeirinhas?

cha bar arraia tem festa juninacha bar arraia tem festa junina

cha bar arraia tem festa junina

 

Estações do ano ☀️❄️: As condições do clima, às vezes, podem ser inimigas de uma festa, mas aqui elas se tornam aliadas. No verão, você pode aproveitar o tema tropical. Já na primavera, pode aproveitar a estação das flores para colorir o seu evento. Várias são as possibilidades.

tema de festa estações do ano

tema de festa estações do ano

tema de festa estações do ano

Cardápio

Inove no cardápio e ofereça opções diferentes de bebidas e petiscos. Além das bebidas alcoólicas, inclua também opções não alcoólicas, como sucos naturais e chás gelados. Nos petiscos, sirva uma variedade de opções, como finger foods, mini-hambúrgueres, mini-pizzas, entre outros. Ser prático é indispensável para qualquer evento, mas para o chá bar se faz mais necessária essa característica, principalmente para as famílias que prezam em investir o tempo para aproveitar e se divertir ao máximo! Se esse é o seu caso, investir em petiscos não tem erro! 

Uma boa opção também são tábuas de frios, frutas e o que mais você quiser incluir. 

Dica Hapy: todos amam um docinho, mas uma opção diferente, saudável e deliciosa é a mesa de frutas, que além de ser muito apetitosa, fica linda e pode contribuir para a decoração

cardápio chá barcardapio cha bar

cardapio cha barcardapio cha bar

cardapio cha bar

 

 

Atividades

Crie atividades divertidas para os convidados, como jogos e brincadeiras que envolvam todos. Esse é o momento de descontração para incluir os amigos e garantir as gargalhadas do dia. 

Algumas ideias são: quiz sobre o anfitrião, competições de drink-making, karaokê, entre outras. Lembre-se de incluir prêmios para os vencedores.




Lembrancinhas

Ofereça lembrancinhas aos convidados como forma de agradecimento pela presença. Algumas opções são: mini garrafas de bebida, kit de temperos, mudinhas de planta, abridor de garrafa, mini aromatizadores, entre outros. Essas opções são fáceis e podem ser feitas à mão, então bora colocar a mão na massa e cortar parte de um gasto do evento.

 

lembrancinhas cha bar open house cha de casa nova

 

lembrancinhas cha bar open house cha de casa nova

lembrancinhas cha bar open house cha de casa nova

Decoração

Capriche na decoração do ambiente, incluindo elementos que remetam ao tema escolhido. Utilize cores, flores e outros itens que possam deixar o ambiente mais alegre, descontraído e com a personalidade da família por todo lado.

Aproveite para inovar e reutilizar materiais recicláveis para economizar com a decoração. Um item que vem ganhando muito espaço nas decorações e são uma graça são os paletes de madeira, que podem ser utilizados de diferentes formas.

 

decoracao cha bar open house cha de casa nova

decoracao cha bar open house cha de casa nova decoracao cha bar open house cha de casa nova

decoracao cha bar open house cha de casa nova decoracao cha bar open house cha de casa nova

 

Uma das suas dificuldades é não saber por onde começar com a lista de presentes,

distribuí-la e saber o que pedir para os seus convidados? E agora? 

Calma, temos uma solução ⬇️

Presentes

No chá bar os presentes devem ser voltados para a casa, e não apenas para a cozinha. Os convidados presenteiam com itens que serão úteis no dia a dia, como jogo de cama, aparelhos de jantar, eletroportáteis, entre outros. Mas a melhor opção mesmo é ter a lista de presentes em dinheiro na Hapy. Seus convidados escolhem o presente, mas você recebe o valor para usar como quiser. Outro benefício é que você não precisa selecionar o que cada pessoa vai levar de presente. Com a lista virtual da Hapy quem vai te presentear tem a liberdade de escolher, com a facilidade do online. É benefício para todo mundo!

Crie seu evento e lista clicando aqui!

 

Com essas dicas, você pode criar um chá bar diferente e divertido, fugindo do tradicional chá de panelas. Lembre-se de que o mais importante é celebrar a mudança de forma descontraída e super Hapy.

Esse é um momento muito especial, então conte com a Hapy para eliminar as preocupações, assim você só vai se preocupar em criar memórias e lembranças inesquecíveis! 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos que vão passar por essa experiência, e acompanhe nosso blog para ficar por dentro das tendências e novidades.

 


 


 


 

 

 

 

 

 


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 19/12/2023

11 dicas simples e para chá de casa nova - petiscos, drinks e jogos interativos

Leia Mais
Card image cap

Postado em 14/11/2022

Lista de casa nova: tudo o que você precisa saber para fazer

Leia Mais
Card image cap

Postado em 02/08/2022

Open house: organize uma festa memorável para seu novo lar

Leia Mais

Ver mais postagens