Lista de casa nova: tudo o que você precisa saber para fazer



Pensando em fazer um chá de panela? Vamos te mostrar como fazer uma lista de casa nova perfeita para suas necessidades. Confira!


Lista de casa nova: tudo o que você precisa saber para fazer um chá incrível

Qualquer mudança causa um grande impacto em nossa vida, não é mesmo? E quando falamos de mudar de casa, tudo fica ainda maior, já que isso, normalmente, significa um dos passos mais importantes que damos na vida.

Seja pela experiência de ir viver sozinho pela primeira vez, por causa do casamento, estudos, ou mesmo para ficar mais perto do trabalho, é nessa hora que cada um começa a deixar seu canto com a sua cara.

E vamos combinar: não é tão simples lembrar tudo que devemos colocar na lista de chá de casa nova. Mas não se preocupe!

A Hapy pensou nisso e vai te ajudar a deixar esse momento tão especial quanto se deve. E pra começar, já anota a dica mais incrível de todas que é optar pela lista de presentes online. Feito isso, acompanhe com a gente esse conteúdo exclusivo!

 

cha de casa nova open house cha de cozinha

Afinal, o que é o chá de casa nova?

O chá de casa nova foi, durante muito tempo, um evento comum para os recém-casados que iriam dividir o mesmo lar após o matrimônio. Geralmente, ele era organizado pelas madrinhas da noiva, de modo a contribuir para que a casa tivesse os itens necessários para o casal iniciar a vida a dois.

Diferente do chá de panela, onde os presentes sempre foram voltados apenas para a cozinha, a lista de casa nova sempre incluiu produtos para a casa inteira.

Porém, a ideia foi ganhando novos contornos ao longo dos anos, e como mudar de casa se tornou habitual em vários contextos, o evento foi se adaptando conforme o(s) anfitrião(ões).

Em resumo, é possível fazer o chá de casa nova para cerimônias de casamento homoafetivas, para um amigo ou familiar que adquiriu seu primeiro imóvel ou mesmo para pessoas que irão mudar de casa ou cidade.

De modo geral, a festa tem dois propósitos: mobiliar o novo lar e apresentar a casa para amigos ou familiares em um momento de muita diversão.

Quando realizar o chá de casa nova?

Se os costumes e tradições da festa mudaram com o tempo, claro que algumas regras para realizar o chá de casa nova também se tornaram mais flexíveis. E uma delas diz respeito à data do evento.

Primeiramente, é importante saber qual o momento exato da mudança, e programar para que a festa aconteça antes. Desse modo, na data de chegada ao novo lar, tudo já estará em seu lugar e o ambiente pronto para a nova vida.

Nesse caso, a festa pode acontecer em um espaço reservado, na casa dos pais ou na antiga moradia.

Contudo, há casos em que o anfitrião prefere organizar o evento como uma open house, onde os convidados irão conhecer o seu lar. Neste caso, a melhor opção é criar uma lista de presentes online, de modo que se receba os itens antes da data da festa.

Assim, não se corre o risco de ter que abrir presentes ou receber visitas em uma casa incompleta.

Um ponto de atenção nas festas que forem acontecer na nova casa é se certificar que não haja resquícios de obras e que ela possua a infraestrutura necessária para receber bem seus convidados. Na dúvida, realize o chá de casa nova em outro lugar.

Como organizar a lista de casa nova

Após entender sobre a festa, vamos à parte prática para que você saiba como organizar a lista de casa nova. O ideal é que a relação dos presentes apareça como um guia do que você realmente irá precisar.

Para isso, evite incluir na lista os itens que você já possui.

Também é primordial que você compreenda o espaço que terá em cada cômodo. Dessa forma, não corre o risco de algum presente ficar sem utilidade ou não conseguir ser guardado no local adequado.

No caso de algum produto da lista tiver a função de substituir um objeto que você já tem, descarte-o, venda-o ou doe assim que o ganhar. Ou seja, se em sua lista de casa nova foi incluída aquela panela de pressão super desejada, o melhor a fazer é se livrar da que você possui.

A seguir, preparamos uma lista de itens básicos que devem estar em sua lista. Fique à vontade para substituir ou excluir algum presente que considere desnecessário.

 

Dicas importantes de uma lista de casa nova por cômodo

Cozinha

Na maioria dos casos, a cozinha é o cômodo na lista de casa nova que aparece com o maior número de itens. Isso porque ela conta com muitos acessórios e presentes de menor tamanho ou valor.

Porém, a depender do perfil dos seus convidados, você pode incluir na sua lista alguns eletroportáteis e utensílios de maior valor. Como por exemplo, uma air fryer, processador de alimentos, filtro de água, microondas, conjunto de panelas antiaderentes em outros.

O único cuidado aqui é, caso o chá seja para celebrar a casa nova pós casamento, que a lista não seja a mesma do matrimônio. A melhor forma é fazê-la após ter o recebimento de todos os presentes dos noivos, e complementar no chá de casa nova o que faltou.

cha de cozinha

Quarto

Cabides, mantas, cobertores, almofadas, travesseiros, cobre-leito, lençóis, dentre outros. Esses são apenas alguns itens que podem estar na lista de casa nova para decorar o quarto.

Entretanto, é importante especificar o material, caso você possua alguma alergia ou necessidade especial quanto à roupa de cama e acessórios.

Banheiro

Este é um cômodo que já deixou, há muito tempo, de ser apenas de higiene. Isso porque é possível transformá-lo em um espaço de relaxamento e tranquilidade após um dia cansativo.

Por isso, aposte em itens que sejam capazes de unir praticidade com aquela sensação maravilhosa de bem-estar. Ou seja, além de toalhas, capachos ou recipientes para sabonetes e escovas, você pode incluir em sua lista de casa nova desde aparelhos de depilação a aromatizadores de ambientes.

Sala

Por sua vez, a sala costuma ter poucos itens incluídos na lista, já que seus objetos são mais decorativos do que funcionais. Mas é possível incluir plantas, vasos, quadros, almofadas e tapetes para dar aquele up no visual da sua sala.

Área de serviço e quintal

Seja em espaços mais compactos, como o de apartamentos, ou em imensas áreas externas, o último cômodo da lista vai incluir itens que irão garantir a limpeza do espaço.

Logo, certifique-se de incluir acessórios que poderão ajudar nas tarefas do dia a dia, como por exemplo, varais, vassouras, rodos e outros.

Caso haja quintal ou horta em seu lar, é possível colocar na lista de casa nova até mesmo garfos e tesouras de jardim, cachepôs para plantas, mangueira ou refletores de grama.

Dando um plus na lista de casa nova: itens adicionais

Com a lista básica de casa nova que abordamos acima, você já pode mudar e curtir bastante o novo lar. Mas se sua lista tem bastante convidados ou sua casa, muito espaço, dá para ir além e acrescentar outros presentes para um lar ainda mais completo.

Por exemplo, roupões, abajures, taças de vinho ou champanhe, porta-retratos ou coqueteleiras.

Além disso, há duas categorias que podem turbinar a sua lista, com a inclusão de itens de farmácia para uso diário e ferramentas de manutenção. Nesse caso, a lista ganha produtos como termômetro, porta-comprimidos e caixa de ferramentas e lâmpadas.

Confira a seguir a nossa lista completa para o chá de casa nova.

 

Lista criativa de casa nova: para quem quer apostar em originalidade!

Mesmo com as duas listas de casa nova que relacionamos acima, existem aqueles que adoram novidades e pensam a respeito de itens originais ou extras. Pois a boa notícia é que o evento também permite a inclusão destes presentes.

Geralmente, essa lista é a preferida de quem já tem quase ou todos os itens da casa, mas não abre mão de fazer aquela festa para comemorar o novo lar.

Veja a seguir algumas opções que também podem figurar na lista de casa nova.

 

Lista de casa nova física ou online: qual a melhor opção?

Até aqui você aprendeu tudo que precisa saber para montar a sua lista de casa nova. Mas ainda pode ficar a dúvida: fazer a lista virtual ou a tradicional lista de papel?

Pois então vamos explicar os 4 principais motivos para descartar a lista tradicional e apostar em uma lista de presentes online.

1 - Menor custo na confecção da lista

Assim como os convites, há um valor a se investir para imprimir várias listas de presente e entregar a cada convidado. Então, é muito mais fácil e prático ter apenas a lista virtual. Dessa forma, você pode enviar por e-mail ou até mesmo pelo Whatsapp.

E caso o convidado se esqueça ou você se lembre de última hora de alguém, garante o envio imediato sem maiores problemas.

2 - Risco de zero de ganhar presentes repetidos

Há bem pouco tempo atrás, era muito comum, principalmente em casamentos, os noivos passarem os primeiros dias na casa nova descobrindo quais presentes ganharam diversas vezes. Em alguns casos, o mesmo item podia aparecer 3, 4 ou 5 vezes.

Além do constrangimento que isso poderia causar (já pensou doar ou vender aquele presente de uma pessoa importante?), havia a situação de algum item estar ausente.

Pois com uma lista de casa nova online, você acompanha em tempo real qual presente já foi adquirido da relação. E seus convidados podem sempre dar algo único e útil.

3 - Lista de casa nova online personaliza os presentes conforme sua preferência

Outro problema recorrente em listas físicas está na escolha do item conforme o gosto do seu convidado. Com isso, era possível que ele escolhesse algo que não fosse exatamente do seu agrado.

Pois a lista online permite personalização completa, de modo que você ganhe de presente os itens que realmente quer ter, na cor, tamanho e modelo escolhido.

4 - Conversão dos presentes em dinheiro: use como quiser

Por último, existe um diferencial na lista de casa nova online que é decisivo na escolha deste formato. Na Hapy, você pode criar a sua lista de presentes virtual e, ao final, converter todo o valor dos presentes em dinheiro para usar como quiser.

É isso mesmo! Dessa forma, você pode comprar com prioridade os itens que quiser, trocar as opções que considerar menos úteis naquele momento e deixar a sua casa totalmente personalizada com o seu gosto e preferências.

Além disso, seus convidados poderão realizar o pagamento de diferentes formas, o que gera maior tranquilidade para eles e você ainda recebe o valor todo de uma vez.

lista de cha de casa nova lista de presentes

Como criar sua lista de casa nova online

Agora que você já entende tudo sobre o chá de casa nova, que tal acessar o site da Hapy e começar a montar gratuitamente a sua lista de presentes online?

Para isso, é só cadastrar seus dados e fazer o login. Em seguida, você irá clicar em Criar evento e preencher os dados da sua festa, com as informações necessárias para enviar a seus convidados.

Na guia Lista de Presentes, você irá incluir todos os itens do seu chá de casa nova, com as especificações e o preço de cada um deles. Ao receber o link, o seu convidado precisa apenas escolher o presente que irá te dar e realizar o pagamento.

E não é apenas isso! Com seu evento em nosso site, você pode contratar serviços adicionais, além de:

  • Oferecer confirmação online para todos os convidados;
  • Montar galerias de fotos exclusivas para o evento;
  • Acessar um checklist das principais etapas da comemoração
  • E muito mais!

Então, faça o seu cadastro agora mesmo! E para acessar outros conteúdos e dicas sobre os mais diferentes tipos de festas, não deixe de conferir os artigos do Blog da Hapy.




Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 19/12/2023

11 dicas simples e para chá de casa nova - petiscos, drinks e jogos interativos

Leia Mais
Card image cap

Postado em 22/03/2023

Saia do tradicional chá de panelas: Chá bar!

Leia Mais
Card image cap

Postado em 02/08/2022

Open house: organize uma festa memorável para seu novo lar

Leia Mais

Ver mais postagens