Lista de presentes de casamento: o que é adequado colocar na lista?



Vai casar e não sabe como fazer uma lista de presentes de casamento? Confira as dicas da Hapy para que tudo saia da maneira mais correta.


Chegou a hora de celebrar o casamento e surgiu a dúvida: o que pode e o que não pode colocar na lista de presentes de casamento? 

Afinal, existe mesmo algum item que é inadequado pedir, ou vale tudo o que o casal precisa? Pode-se incluir itens de construção se vocês estiverem em obras? Existe um valor médio dos presentes? Toda a lista pode ser online e revertida em dinheiro?

Pois pensando nessas dúvidas, a Hapy preparou uma lista bem completa para te orientar a montar uma lista de casamento pronta e que ajude o casal ser presenteado com tudo que realmente deseja!

Confira com a gente e não deixe de enviar sua dúvida se ela não estiver em nosso artigo, combinado?

Afinal, o que é uma lista de presentes de casamento pronta?

Antes da Internet se tornar popular, não era um hábito comum de casais montarem listas de presentes prontas. E isso é bem fácil de explicar: não havia um modo fácil de fazer todos os convidados terem acesso ao que os noivos queriam ganhar.

E basta perguntar para quem tem mais de 20 anos de casado, e você vai descobrir histórias até engraçadas, de casais que ganharam itens pouco úteis ou até mesmo repetidos.

Por exemplo, diversos faqueiros e nenhum conjunto de pratos. Ou roupas de cama como lençóis, edredons e cobertores que sequer usaram, por não serem do gosto ou preferência de nenhum dos dois.

Além disso, tinha um agravante: boa parte das economias foram investidas para oferecer uma festa incrível, e pouco tempo depois, o casal tinha um gasto extra para mobiliar a casa ou comprar itens que são necessários no dia a dia.

Mas se ao pensar nessas histórias, o assunto parece divertido, certamente quem as viveu sabe que não foi bem assim.

E aí entramos no mundo da tecnologia e tivemos um up enorme que fez com que essa questão ficasse realmente no passado: a facilidade de compartilhar uma lista de presentes de casamento pronta.

Ou seja, em poucos cliques foi possível fazer com que todos seus convidados soubessem o que vocês gostariam de ganhar de presente. E tem mais: permitiu até o acesso em tempo real quando um item da sua lista já foi escolhido. Muito mais eficiente, não concorda?

E a partir daí, vieram as listas de presentes de casamento pronta, onde desde utensílios de cozinha, roupas de cama, móveis, eletrodomésticos, materiais de construção e passeios turísticos na lua de mel passaram a figurar entre as possibilidades de presente.

E eis que chegamos às dúvidas que surgiram com estas listas: existe alguma regra de etiqueta que oriente sobre como montar a lista ideal? Pois a resposta é não. Entretanto, há comportamentos que contribuem para que vocês tenham bom senso ao pedir e os convidados, prazer em presenteá-los.

Mas antes de irmos a eles, que tal entender qual o melhor momento de montar sua lista de presente de casamento pronta?

lista de presentes de casamento

Quando fazer a lista de presentes do casamento?

Para responder essa pergunta, basta pensar em como você se sente com convites para eventos em cima da hora ou com pouco tempo para planejar. Isso tudo prejudica a escolha da melhor roupa, onde se hospedar e todos os outros detalhes que envolvem custos.

Então imagine quando, além de tudo isso, você ainda irá presentear os noivos. Por isso, é muito importante que haja um espaço de tempo considerável entre o envio da lista e do convite e a data da cerimônia.

E se vocês não sabem o que seria esse tempo considerável, utilizem o prazo mínimo de 120 dias. Menos do que isso, há sérios riscos de vocês dificultarem a organização de seus convidados e isso impactar diretamente até na escolha dos presentes. Dito isso, tire suas dúvidas com a gente!

O que não pode colocar em uma lista de presentes de casamento pronta?

Dá para resumir essa questão em uma frase: “vocês podem colocar tudo na lista de casamento pronta, porém, há coisas que não devem estar lá”. Ou seja, itens que destoem da proposta de união do casal ou que causem algum constrangimento nos convidados, é melhor evitar. Alguns exemplos do que não se deve colocar:

Presentes genéricos: colocar em sua lista itens como geladeira, fogão, mesa, edredom, pode fazer com que quem vá presentear tenha um gosto completamente diferente do seu. Por isso, especifique. Coloque tamanhos, formas, cores ou funções e inclua até mesmo o link para o produto. Dessa forma, não há erro na escolha do convidado.

Presentes pessoais: estes, podem estar em uma lista de aniversário, não é mesmo? Então nada de incluir em sua lista de presentes de casamento pronta, algo que irá atender apenas um dos dois no casal. Contudo, há itens como ferramentas ou utensílios de cozinha que, ainda que apenas um vá utilizar, atende diretamente ambos os noivos.

Eletrônicos específicos: assim como o que é muito pessoal fica inadequado em uma lista de presentes de casamento, o que é específico demais pode ficar. Principalmente no caso de eletrônicos e itens relacionados com tecnologia. Por exemplo, computadores, celulares, filmadoras, câmeras  e outros exigem um detalhamento tão grande para a aquisição que se tornam itens que o próprio interessado deve adquirir. Por isso, evite!

Carros, motos, jóias e obras de arte: parece exagerado incluir estes 4 itens na lista, mas certamente se encontra por aí quem o fez ou pensou em fazer. E por qual motivo não são uma boa ideia para estar em uma lista de presente de casamento pronta? A resposta é fácil. O carro e a moto são aquisições tão pessoais que só devem se tornar presentes caso um padrinho ou familiar, por exemplo, decidam dá-los. As joias irão atender apenas um dos noivos e as obras de arte podem gerar conflito no tipo de gosto de quem escolhe e de quem recebe. Logo, risquem estes itens da lista caso tenham pensado em incluí-los, ok?

lista de presentes de casamento

Inclusão de itens realmente caros é uma opção?

Bem, imagine que o casal encontrou aquela geladeira completa do sonhos, uma TV enorme e com altíssima resolução ou um mesa de madeira de demolição feita como peça única. E qualquer um destes itens, tem um valor muito acima das opções de mercado. Neste caso, deve-se ou não colocá-los na lista de presentes de casamento pronta?

Pois depende de 3 fatores. Primeiro, analisar o perfil dos seus convidados para entender se eles presenteariam alguém com estas alternativas mais caras. 

Segundo, conferir se o valor do item não destoa demais da maioria (sim, ficaria estranho colocar uma geladeira de R$15 mil e todos os outros itens não ultrapassarem, por exemplo, R$3 mil).

Por último, considerar se seus convidados mais próximos possuem algo similar ao que você gostaria de ganhar deles. O raciocínio é lógico: todos somos pouco propensos a presentear os outros com itens que não temos ou não nos interessamos em ter. Pense nisso!

Qual o valor médio dos presentes de uma lista de casamento pronta?

O valor médio dos presentes de uma lista de casamento sempre irá variar de acordo com o padrão financeiro dos noivos e convidados. Por isso, não dá para dizer de forma exata quanto deve custar os itens.

Contudo, vocês conhecem a maioria dos seus convidados e devem estabelecer um limite que não tenha oscilações tão grandes. E caso tenha, que ela seja tanto para mais quanto para menos. Atente-se que convidados que não são tão próximos podem querer dar apenas uma lembrança menor, e se só houver itens mais caros, é possível que eles desistam de presenteá-los.

Devo dar acesso preferencial à lista para pais e padrinhos?

Essa não é uma obrigatoriedade, mas é uma solução bastante inteligente. Isso porque, em geral, quanto mais próximo for o convidado, maior a chance dele investir nos presentes mais caros.

Por isso, considere que os pais e familiares mais próximos (avós, irmãos, etc.) e os padrinhos possam ver a lista de presentes de casamento pronta antes de todos. É muito comum que estas pessoas também perguntem diretamente sobre o que vocês desejam ganhar, e nesse momento, a lista é uma opção fácil para que ele escolha um presente.

lista de presentes de casamento

Lista de casamento pode ter materiais de construção se a casa dos noivos ainda estiver em obras?

Pois bem, esse é um ponto polêmico porque envolve receber presentes que irão contribuir para a obra da residência do casal. Mas se aparecem em uma lista junto com itens como móveis e eletrodomésticos, fica a questão: qual a maior urgência?

Entretanto, há uma tendência que vem ganhando adeptos e já possui até nome: chá de construção.

 Assim como acontece com a open house (onde o anfitrião pode ser presenteado com itens para seu novo lar), no chá de construção os presentes são para a obra da residência.Ou seja, latas de tintas, tijolos, paletes, cavaletes, pisos, revestimentos e outros tomam conta da lista.

Logo, se você ainda não terminaram as obras do novo lar, podem pensar em uma festa em outro momento, com foco apenas na conclusão da futura moradia. Ou se for de maior importância, transformar toda a lista nestes itens que costumam compor o chá de construção. Porém, evite inseri-los junto aos itens mais tradicionais.

Noivos com casa montada podem incluir apenas cotas para lua de mel na lista do casamento?

Então chegamos em uma parte deste conteúdo onde todas as perguntas que fizemos anteriormente podem ser respondidas a partir de uma única solução: as cotas.

Para quem não sabe, cotas são valores determinados de presentes, que figuram em uma lista online, e todos os convidados podem acessar e decidir o valor do mimo para os noivos. Ela é muito utilizada por casais que já possuem casa mobiliada e, por isso, não terão as despesas iniciais na compra de móveis, itens de decoração, cama, mesa e banho.

Além disso, outro recurso muito usado para este perfil de casal citado acima, é a inclusão os itens da lua de mel na lista de presente. Em outras palavras, eles pesquisam e escolhem um destino para viajarem juntos, e incluem passagem aérea, hotel, passeios turísticos, experiências como spa, jantares e outros, como uma das cotas.

E cada convidado pode acessar a lista de presentes de casamento pronta e contribuir de forma direta para que os noivos tenham uma viagem de núpcias completa e inesquecível.

Porque a lista online de presentes que pode se converter em dinheiro é a melhor solução?

Percebeu que, em todas as nossas respostas, há uma situação que sempre coloca na frente o desejo dos noivos ao ganhar um presente? Pois a lista de casamento online que permite cotas é a alternativa ideal para que o casal fique 100% satisfeito com os presentes.

Isso porque, mesmo informando quais são os presentes da lista, se houver algum imprevisto ou mudanças de planos, vocês podem destinar o valor que receberam para o que quiserem.Seja para mobiliar a casa, finalizar a construção do lar ou viajar a dois.

Além disso, vocês darão a seus convidados a liberdade de presentearem conforme suas condições de orçamento.

Desse modo, mesmo aqueles que optarem por menores valores contribuirão na aquisição de um bem maior e totalmente alinhado com o que deixará o casal feliz. Isso porque vocês poderão escolher os itens, marcas e serviços que mais gostam, sem qualquer risco de errar em suas preferências.

Como entregar a lista de presentes aos convidados?

lista de presentes de casamento

Para quem deseja entregar a lista de presentes de casamento pronta aos convidados de forma prática e acessível, a Hapy é a melhor solução. Aqui você pode criar um site gratuito, 100% personalizado, onde a gestão ocorre em apenas um lugar.

Além disso, oferecemos as seguintes vantagens:

  • Contratação de serviços para criação do Save the Date;
  • Contratação de serviços para criação do Save the Date;
  • Lista de presentes com conversão em dinheiro para os recém-casados;Confirmação online de presença dos convidados;
  • Espaço para fotos do casamento, dos pais, família e recados;Checklist das principais etapas do evento;
  • Área para divulgar todos os detalhes que abordamos no artigo e muito mais!

Sua lista de presentes de casamento é muito mais incrível no site da Hapy!

Agora que você conheceu como criar uma lista de presentes de casamento muito especial, que tal criar um site de forma gratuita e dar um plus personalizado no seu evento?

Na Hapy, você terá acesso a soluções que facilitarão a organização e criação do seu evento! Isso porque é possível criar um site totalmente gratuito e personalizado, e ainda testar ferramentas sem precisar aderir a nenhum plano.

Além disso, aqui você pode converter toda a sua lista de presentes em dinheiro e usá-lo da forma que quiser! Então, faça o seu cadastro agora mesmo!

E para acessar outros conteúdos e dicas sobre os mais diferentes tipos de festas, não deixe de conferir os artigos do Blog da Hapy.


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 14/07/2022

10 ideias criativas para despedida de solteira

Leia Mais
Card image cap

Postado em 05/06/2022

Casamento homoafetivo: a celebração do amor em todas as suas formas

Leia Mais
Card image cap

Postado em 18/04/2019

Chá de panela: lista de presentes

Leia Mais

Ver mais postagens