Qual é o melhor tipo de comida para servir na minha festa?



Foi-se o tempo em que os cardápios das festas eram limitados e restritos a algumas poucas opções. Hoje, seja em casamentos, formaturas, 15 anos ou aniversários, a lista de possibilidades é enorme e com menus para todos os gostos. Mas tantas possibilidades não significam necessariamente que seja mais simples escolher o melhor tipo de comida para sua festa.


Foi-se o tempo em que os cardápios das festas eram limitados e restritos a algumas poucas opções. Hoje, seja em casamentos, formaturas, 15 anos ou aniversários, a lista de possibilidades é enorme e com menus para todos os gostos. Mas tantas possibilidades não significam necessariamente que seja mais simples escolher o melhor tipo de comida para sua festa.

 

Montar o menu ideal requer atenção a alguns detalhes importantes. O primeiro deles, é o tipo de evento e o estilo de festa que você vai querer seguir, que pode, por exemplo, ser temático. Tudo isso você pode definir criando um site com a ajuda da plataforma da Hapy. Depois, é preciso levar em consideração quando, como e onde o evento será realizado. A festa é de dia ou à noite? Será ao ar livre ou em um espaço fechado? Em qual estação do ano? Tudo isso irá influenciar no seu cardápio.

 

Definidos esses detalhes, é finalmente a hora de pensar nos convidados. Isso porque é fundamental você levar em consideração o perfil dos seus convidados. Nesse caso, pense no que mais agrada de forma geral, mas não esqueça de dar atenção às restrições, caso alguém tenha. Você não quer deixar ninguém sem comida, não é?

 

Agora que você já sabe por onde começar, separamos algumas dicas dos tipos de comida mais tradicionais em cada tipo de festa. Olha só:

 

Casamentos

As opções para um casamento são inúmeras e tudo vai depender do horário em que ele acontecer. Se for pela manhã, entre às 9h e às 11h30min, é possível optar por um brunch, refeição que mistura itens do almoço e do café da manhã. Nessa lista entram frios, como queijos, salames, patês, geleias, pães de vários tipos e minissanduíches, entre outras delícias. Na mesa de doces não deixe faltar frutas e bem-casados.

 

Para recepções que ocorrem no horário do meio dia, a melhor opção ainda é um buffet tradicional, com entrada, prato principal e sobremesa. A escolha do cardápio vai depender da preferência de cada pessoa, mas de forma geral o ideal é oferecer opções de salada, um carboidrato, que pode ser massa, arroz ou o que preferir, e algum tipo de carne. Para a sobremesa é possível optar tanto por doces tradicionais como o próprio bolo de casamento.

 

Já se o casamento for à noite, existem duas opções: tanto o buffet como o coquetel. No caso do buffet, assim como no almoço, o ideal é oferecer entrada, prato principal e sobremesa. Se a cerimônia for muito demorada, ainda há a possibilidade de oferecer um pequeno coquetel antes do jantar.

 

Se a recepção for menor e mais informal, o coquetel pode ser uma boa escolha. Nesse caso, inclua no menu opções de finger foods, além dos salgados tradicionais, como canapés, mini sanduíches, bolinhos de queijo e torradinhas com patê. Aqui, vale caprichar também na mesa de doces!

 

15 anos

Por ter um público mais jovem, o cardápio das festas de 15 anos não precisa ser tão tradicional como o de um casamento. O bacana é optar por itens que a galerinha curte, como mini hambúrgueres, hot dog, batata frita e lanchinhos desse tipo. Vale lembrar que o ideal é que esses alimentos sejam preparados na hora e servidos quentinhos. Para completar o cardápio, um coquetel de salgados tradicionais e uma linda e deliciosa mesa de doces.

 

Para quem quer ousar um pouco e seguir uma das tendências em festas de 15 anos, vale investir em um carrinho gourmet, que pode ser de pipoca, churros, doces, ou o que a debutante preferir. Os convidados certamente vão amar a ideia.

 

Aniversário infantil

Assim como na festa de 15 anos, no aniversário infantil, o desafio é agradar os pequenos. Por isso, dê preferência ao tradicional coquetel, com doces e salgados que a maioria das crianças gostem. Sabores exóticos e pratos mais elaborados só vão dar certo se você tiver menus separados para as crianças e os adultos.

 

Caso contrário, mantenha-se no básico, com mini hambúrguer, pizza, cachorro quente e salgados tradicionais, tudo em versão mini, de preferência. Invista também em doces finos para os pais e em algumas guloseimas que são conhecidas das crianças.  

 

Formatura

A festa de formatura é bem parecida com a de casamento, já que o perfil dos convidados acaba sendo bem variado. Como a maioria das formaturas ocorre de noite, você pode optar tanto por um jantar com buffet tradicional quanto pelo coquetel. No jantar, vale a mesma regra do casamento: entrada, prato principal e sobremesa. Se a ideia for aproveitar a festa até tarde, é ideal servir alguma coisa durante a madrugada também, como batata frita, por exemplo.

 

Se optar por coquetel, a dica também é oferecer uma mistura entre as opções tradicionais e as finger foods, com cumbucas de massa, risoto ou escondidinho. O coquetel acaba sendo uma opção mais informal e também dá mais liberdade aos convidados para interagirem enquanto comem. Se essa for sua escolha, também vale dar atenção especial para a mesa de doces.

 

Onde encontrar as melhores opções

Para garantir que o cardápio seja incrível, além de fazer boas escolhas de comidas, também é preciso encontrar bons profissionais. Entre as nossas sugestões, estão alguns parceiros da Hapy, como a Le Gourmet Escola de Gastronomia, para quem busca o melhor buffet ou coquetel, e a Douce Folie e a Doces Finos por Ana Chiarelli, para quem quer arrasar na sobremesa.

Acesse o nosso site, saiba mais sobre como a Hapy pode ajudar você a criar uma festa inesquecível e conheça todos os nossos parceiros.

 

Hapy

A Hapy é uma plataforma digital onde você cria um site completo da sua festa, organiza sua lista de convidados, envia convites digitais, cria listas de presentes e envia informações para seus amigos.

Para ficar por dentro das novidades, siga-nos no Instagram @hapybr e em nossa página no Facebook, clicando aqui.


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 20/08/2019

Formatura, 15 anos, Aniversário, Chá de Bebê e muito mais

Leia Mais
Card image cap

Postado em 11/07/2019

10 doces criativos para dar de lembrancinha

Leia Mais
Card image cap

Postado em 11/07/2019

Dicas para você criar a playlist perfeita para a sua festa

Leia Mais

Ver mais postagens