Presente de formatura: Qual a melhor opção para cada formando?



Pensando em um bom presente de formatura? Vamos te mostrar algumas ideias criativas para comemorar com quem você ama. Confira!


Presente de formatura: Qual a melhor opção para cada formando?

Escolher um presente de formatura nem sempre é a coisa mais fácil. Isso porque a decisão sempre irá depender de diversos fatores. Por exemplo, a idade do formando, seus gostos, preferências e, claro, qual a importância do evento na vida do estudante.

De modo geral, a formatura marca o fim de uma fase. Ou seja, ela é um rito de passagem para celebrar o final de um ciclo. Porém, ainda que muito a associem à conclusão de uma graduação do ensino superior, ela está presente desde a nossa infância.

Por isso, a Hapy preparou esse artigo exclusivo para te ajudar a escolher o melhor presente de formatura para todas as ocasiões. E se você é um formando, também temos dicas incríveis para te orientar na forma de pedir presentes. Confira conosco e boa leitura!

 

formatura presente de formatura

Formaturas no Brasil: conheça as principais cerimônias

Antes de pensar em qual presente de formatura dar, que tal conhecermos cada um destes eventos? O primeiro deles acontece ainda no Ensino Fundamental, na conclusão do nono ano da escola regular. Neste caso, os alunos têm, em média, 14 anos.

Entretanto, há escolas que realizam a formatura de crianças após o 4º ano, com idades em torno de 10 anos.

O próximo evento é a conclusão do Ensino Médio, 3 anos após a formatura do Ensino Fundamental. Aqui, temos jovens prontos para ingressar no ensino técnico ou superior, na faixa dos 17 anos.

A graduação do ensino superior dura de 4 a 8 anos, de acordo com o curso. No caso do ensino técnico, pode ser de 2 anos ou mais. Além dessas, existem também formaturas de pós-graduações, mestrados, doutorados ou mesmo de cursos livres.

Estas últimas são mais recorrentes para adultos e pode inclusive contemplar pessoas da terceira idade, da mesma forma que acontece em programas de educação para jovens e adultos, conhecidos como EJA.

O que considerar antes de comprar um presente de formatura?

Para quem deseja saber o que dar de presente para um formando, é necessário levar em conta 3 pontos.

O primeiro deles diz respeito à idade. Em outras palavras, dê itens de crianças para crianças e de adultos para adultos. O ideal é saber do formando ou dos pais quais são as coisas que a pessoa realmente gosta.

Isso significa que, mesmo que você considere um livro a melhor opção para um jovem ou um adolescente, certifique-se antes de ele tenha o hábito de leitura. Uma boa intenção que não desperte interesse em quem ganhou o presente não terá utilidade nenhuma.

Em seguida, pense em algo que se relacione com a data ou o curso. Ou seja, evite presentes muito pessoais como roupas, calçados ou eletrônicos, se eles não possuem qualquer vínculo com a formatura.

Por último, em formaturas de graduação ou cursos técnicos, o presente pode ser algo do uso do formando em sua profissão. Para conhecer melhor as opções, pesquise sobre o curso ou se a pessoa já atua em sua área de formação.

Opções de presentes de formatura por faixa etária

Formatura de 4ª Série

Uma excelente opção de presente de formatura para crianças são aqueles que estimulam a criatividade ou a interação com os amiguinhos. Ou seja, brinquedos pedagógicos, livros, jogos que estimulem a memória ou ainda acessórios para esportes.

Contudo, não se esqueça da dica acima e tenha certeza de que a escolha é do agrado da criança. Na dúvida, os pais saberão te orientar.

 

formatura ensino fundamental presente de formatura

Formatura do Ensino Fundamental

Nesta fase, estamos lidando com pré-adolescentes e eles costumam ser mais difíceis de agradar. Porém, em um mundo tecnológico e moderno, presentes que permitem a escolha de como usar podem ser as melhores alternativas.

Por exemplo, cartões pré-pagos para uso em aplicativos de comida, plataformas de games ou compra em lojas virtuais.

Formatura do Ensino Médio

A mesma sugestão de presente de formatura no Ensino Fundamental se aplica aqui. Porém, este é um momento de transição, o que significa que quanto mais significativo o presente for, mais memorável será a lembrança.

Por isso, é possível também apostar em itens personalizados que poderão ser usados na próxima etapa, como mochilas, kindles ou tablets. Agora, se você prefere que o presente seja um investimento na educação posterior do formando, que tal um curso ou capacitação online totalmente pago? Neste caso, a dica é válida apenas se você souber qual será a futura área de atuação do formando.

presente de formatura

Presente de Formatura para Graduação, Mestrado ou Doutorado

A formatura do ensino superior costuma ser a mais importante entre todas que realizamos ao longo da vida. Isso porque ela é o ponto inicial para a maior parte da vida profissional de qualquer pessoa.

Aliás, ela é tão importante que há exemplos como as formaturas de medicina que apostam em diversos eventos ao longo de toda a graduação.

Por isso, a melhor maneira de não errar aqui é investir em soluções mais recorrentes. Por exemplo, os famosos anéis personalizados de formatura ou itens como relógios e jóias.

Além disso, é possível montar kits exclusivos com canecas, guloseimas e acessórios do dia a dia, conforme a profissão que o formando irá exercer.

Formatura de cursos técnicos ou livres

Por último, os presentes de formatura para cursos técnicos ou livres podem seguir os mesmos critérios da graduação, adaptando apenas ao tipo de conhecimento do ensino.

Por exemplo, é muito comum que em cursos voltados para a tecnologia, os presentes sejam acessórios criativos como luminárias, dispositivos com comando por voz e outros. Também são ótimas opções cestas de doces ou chocolates com um cartão exclusivo para o formando.

Não sei o que dar de presente de formatura. O que eu faço?

Mesmo com as informações que trouxemos acima, é possível que a dúvida sobre o presente de formatura continue rondando a cabeça de quem quer dar algo realmente inesquecível para um formando. Ou no caso de crianças, os pais fiquem indecisos sobre o que responder quando a pergunta é sobre o presente do filho.

Mas para isso, há uma solução simples e super eficiente.

Na Hapy, é possível fazer o cadastro do evento de formatura e criar uma lista de presentes online para compartilhar com todos os seus convidados. Dessa forma, cada um escolhe uma cota para o presente e, ao final, você converte tudo em dinheiro para usar como quiser.

Em outras palavras, o formando terá disponível um valor que pode ser utilizado para que ele mesmo decida o que fazer. Seja uma viagem, a aquisição de algo pessoal ou profissional ou até mesmo gastar nas férias ou em um passeio incrível.

 

presente de formatura

Vou formar e não sei o que pedir de presente

A mesma dica vale para o formando jovem, adulto ou idoso, que não sabe como organizar sua lista de presentes de formatura. Com a lista de presentes online da Hapy, você evita receber lembrancinhas ou presentes repetidos ou que não goste.

E o melhor: com o dinheiro dos presentes em mãos, pode curtir e celebrar a sua formatura da maneira que preferir.

Crie sua lista de presente de formatura com a Hapy!

Para criar uma lista de presente de formatura, é bem simples! É só cadastrar seus dados no site da Hapy e fazer o login. Em seguida, você irá clicar em Criar evento e preencher os dados da sua festa.

É importante explicar que este evento não precisa ser a sua formatura oficial, o que significa que dá para cadastrar aquela festinha particular que certamente será feita para amigos e familiares.

Na guia Lista de Presentes, você irá incluir todos os itens, com as especificações e o preço de cada um deles. Ao receber o link, o seu convidado precisa apenas escolher o presente que irá te dar e realizar o pagamento.

E não é apenas isso! Com seu evento em nosso site, você pode contratar serviços adicionais, além de:

  • Oferecer confirmação online para todos os convidados;

  • Montar galerias de fotos exclusivas para o seu evento;

  • Acessar um checklist das principais etapas da comemoração

  • E muito mais!

Então, faça o seu cadastro agora mesmo! E para acessar outros conteúdos e dicas sobre os mais diferentes tipos de festas, não deixe de conferir os artigos do Blog da Hapy.


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 30/01/2024

Manual do Formando: dicas para curtir sua formatura aproveitando cada segundo

Leia Mais
Card image cap

Postado em 14/08/2023

Os melhores temas para uma festa de formatura memorável!

Leia Mais
Card image cap

Postado em 13/04/2023

5 erros que você não pode cometer ao organizar a sua festa de formatura

Leia Mais

Ver mais postagens