7 Dicas para uma festa de formatura individual inesquecível



Quem opta por uma festa de formatura individual e não sabe por onde começar, precisa de planejamento e criatividade. Saiba mais!


Após muitos anos de dedicação, todo estudante deseja celebrar a conquista da graduação. Nesse sentido, a festa de formatura individual surge como uma opção.

Muitas turmas realizam bailes de formatura coletivos, porém isso limita o número de convidados e deve englobar a vontade de muitas pessoas diferentes.

Devido a isso, as festas coletivas acabam tendo a mesma cara e não se tornam atrativas para quem busca algo original.

Por isso, a Hapy vai te mostrar algumas dicas para que a sua festa de formatura individual seja inesquecível. Saiba mais a seguir!

Motivos para fazer uma festa de formatura individual

Existem diversos motivos para fazer uma festa de formatura individual. Na maioria dos casos, essa opção é escolhida pela busca de um momento único e inesquecível, além da possibilidade de um evento totalmente personalizável.

Uma festa coletiva costuma limitar o número de convites e muitos formandos desejam convidar mais amigos e parentes. Por isso, recorrem à formatura individual.

Também existem alguns casos em que as expectativas e gostos da turma e o seu não batem. Ou então a pessoa deseja chamar os colegas de classe mais próximos e não quer compartilhar este momento com todos da turma.

Vale lembrar que a formatura individual não impede que você participe da coletiva! Afinal, são formas diferentes de comemoração e igualmente válidas.

Independente do caso, o importante é ter em mente que este momento deve ter muita alegria, pois simboliza o término de um ciclo importante na vida de qualquer pessoa.

Festa de formatura individual

O que considerar antes de organizar uma festa individual de formatura

Como todo evento, organizar uma festa individual de formatura dá trabalho. No entanto, o esforço pode ser menor se você tiver um excelente planejamento e segurança nas suas ideias para o baile.

Um aspecto muito importante é a criatividade. Com ideias criativas, você conseguirá tornar algo simples em um evento memorável e inesquecível!

Além disso, certifique-se para que a data da sua festa de formatura individual não coincida com o evento coletivo, pois isso impede a sua participação nas duas festas. Isso porque você certamente vai querer a presença de alguns amigos e eles podem ficar indecisos entre sua festa e o evento coletivo.

A seguir, confira 6 dicas imperdíveis para tornar a sua festa de formatura individual um evento super especial.

1 - Tudo começa com o planejamento

O planejamento consiste na etapa mais importante para organizar qualquer evento. Para que a sua festa de formatura individual seja um sucesso, você deve considerar:

Lista de convidados: tudo começa com a lista, pois o número de pessoas influencia no tamanho da festa. Comece com uma lista grande e diminua de acordo com o orçamento disponível.

Orçamento para a festa: Calculadora na mão e comece somando todos os custos do evento, inclusive o valor por convidado, e compare com o valor estimado que deseja gastar. Leve em conta todos os serviços necessários, como buffet, garçons, local, bebidas, entretenimento, DJ, banda e outros.

Avalie os locais que visitar: selecione o local para a festa, lembrando de avaliar  todos os ambientes do espaço. Após isso, defina a data e o horário de sua formatura. Uma dica é fazer um checklist de tudo o que você espera do local e seus pontos positivos e negativos.

Convites: em seguida, está na hora de convidar as pessoas. Hoje em dia, as soluções digitais são mais eficazes do que usar convites de papel. Na Hapy, você pode convidar as pessoas, que podem confirmar a presença online de forma prática.

Decoração: Pode ser um evento temático, mas lembre-se que a festa de formatura é um evento mais formal, e de bom gosto, assim evite festas à fantasia, decoração exagerada e horários diurnos que desvalorizam a festa. Sugira o traje dos convidados para dar o tom da festa. Ex: Festa black, onde todos vão de preto e a decoração e iluminação podem dar um clima legal e super instagramável para  a formatura.

Festa de formatura individual

2 - Mais convidados, maior deve ser o planejamento

Pode parecer óbvio lembrar que, ao realizar uma formatura individual, você amplia o número de convidados da sua festa. Logo, terá um trabalho mais complexo para organizar tudo que precisa. Mas isso não deve ser um problema.

Entretanto, com mais convidados, maior é a responsabilidade. E ela precisa de um planejamento minucioso, em detalhes.

Por isso, considere se organizar para a festa com pelo menos 6 meses de antecedência. Além disso, analise o perfil do seu evento, pois a partir dele, conseguirá mensurar todos os gastos para organizá-lo.

Por exemplo, se sua ideia é manter o padrão de gala, como acontece em uma festa de formatura de Medicina ou cursos mais tradicionais, será necessário a contratação de buffets.

Por outro lado, se a proposta for mais intimista ou mesmo uma festa temática, algumas soluções podem ser dispensadas. Mas pense, antes de qualquer decisão, que esse é um momento único em sua vida. Então, troque a economia por planejamento!

3 - Um ou mais fotógrafos profissionais para registrar o evento

Os aparelhos de celular estão cada vez mais profissionais e são suficientes para registrar a sua festa de formatura individual, correto? Errado! Fotógrafos profissionais possuem a expertise necessária para tornar os momentos de sua festa em marcos inesquecíveis, além disso é uma preocupação a menos, tendo a certeza de que haverá um profissional especializado, registrando todos os momentos.

Um bom fotógrafo tem excelente noção de composição, cores, iluminação e ainda podem trabalhar nas fotos após o evento, com o uso de softwares de edição.

Se você pretende criar um evento único e ter as melhores memórias, então deve contratar um fotógrafo profissional. Para tanto, lembre-se de pesquisar com bastante antecedência e analisar o portfólio.

Uma boa dica é procurar no instagram por perfis de fotógrafos especializados em festas, e marcar uma boa conversa para alinhar os gostos, expectativas e valores.

4 - Personalize sua festa de formatura individual com algo bem especial

Para a sua formatura ser especial, você não precisa gastar muito dinheiro com a presença vip de algum famoso. Contudo, esse também pode ser um diferencial para a sua festa.

Caso você queira investir de formas diferentes e criativas, que tal fazer uma decoração personalizada que mostra toda a sua trajetória durante o curso? Isso certamente será muito emocionante.

Quer se desligar do mundo e dançar até o outro dia? Contratar um DJ ou uma banda que faça música ao vivo pode ser uma opção acessível e que vai fazer a sua festa bombar!

Pode ser que você deseje fazer uma viagem de intercâmbio ou uma pós-graduação após a sua festa de formatura individual. Pensando nisso, a Hapy oferece a opção de criar uma lista de presentes online, onde você pode receber o dinheiro e gastar da forma como preferir.

Festa de formatura individual

5 - Dedique um espaço instagramável para os convidados tirarem fotos

Falamos acima da importância de ter um fotógrafo profissional para fazer as fotos do seu evento, mas também é crucial que os convidados possam tirar as suas próprias fotografias.

Sendo assim, pense num espaço bacana para que a sua festa de formatura individual possa ser compartilhada no Instagram. Ao caprichar na decoração, todo mundo vai querer tirar fotos e lembrar de sua formatura de uma forma positiva!

6 - Não se prenda à convenções e personalize seu evento com soluções criativas

Em resumo, não existe uma única forma de realizar uma festa de formatura individual, mas há soluções que costumam estar presentes em todo evento deste tipo. Por exemplo, a escolha pelo traje, tipo de buffet e horário da festa.

A dica aqui é considerar se sua festa individual irá substituir sua participação na formatura da turma ou será apenas uma forma de comemorar com pessoas mais próximas. Se ela for uma segunda festa, aposte em torná-la mais pessoal e com um número menor de convidados.

Por exemplo, ela pode ser a oportunidade ideal de convidar aqueles amigos ou familiares que não poderão ir ou não serão convidados para a formatura. Além disso, você pode convidar um professor que considere mais especial em sua jornada, ou até mesmo fazer um discurso para seus convidados.

Aliás, é bastante comum que pais e amigos mais próximos também queiram te parabenizar no evento. Aproveite isso e crie uma pausa na festa para receber homenagens e palavras daqueles que viveram cada momento da sua graduação ao seu lado!

Festa de formatura individual

7 - Crie um site personalizado para sua festa de formatura

Uma das formas mais modernas para realizar uma festa de formatura individual consiste em criar um site personalizado para o evento.

A Hapy possibilita a criação de um site gratuito, 100% personalizado, onde a gestão ocorre em apenas um lugar. Além disso, oferece as seguintes vantagens:

Contratação de serviços para criação do Save the Date;

Lista de presentes com conversão em dinheiro para o formando;

Confirmação online de presença dos convidados;

Espaço para fotos da sua formatura, dos pais, família e recados;

Checklist das principais etapas do evento;

Área para divulgar todos os detalhes que abordamos no artigo e muito mais!

Sua festa de formatura individual é muito mais criativa com as soluções digitais da Hapy

Agora que você conheceu dicas criativas para uma festa de 40 anos com temática country, que tal criar um site de forma gratuita e dar um plus personalizado no seu evento?

Na Hapy, você terá acesso a soluções que facilitarão a organização e criação do seu evento! Isso porque é possível criar um site totalmente gratuito e personalizado, e ainda testar ferramentas sem precisar aderir a nenhum plano obrigatório.

Além disso, aqui você pode converter toda a sua lista de presentes em dinheiro e usá-lo da forma que quiser! Quem sabe uma viagem de formatura ou ajudar a pagar a pós?

Então, faça o seu cadastro agora mesmo!

E para acessar outros conteúdos e dicas sobre os mais diferentes tipos de festas, não deixe de conferir os artigos do Blog da Hapy.

Festa de formatura individual


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 04/07/2022

Formatura de Medicina: 10 ideias para a festa mais concorrida dos cursos de graduação

Leia Mais
Card image cap

Postado em 29/01/2021

Formatura 2021

Leia Mais
Card image cap

Postado em 29/05/2020

Por que uma Formatura Virtual?

Leia Mais

Ver mais postagens

O site da Hapy utiliza configuração de cookies e tecnologias semelhantes, para oferecer a melhor experiência.
Ao usar o site da Hapy, você concorda com nossa Política de Privacidade e com os Termos de Uso revisados, incluindo nossa Política de Cookies.