Formatura de Medicina: 10 ideias para a festa mais concorrida dos cursos de graduação



Quem busca ideias para festa de formatura de medicina precisa considerar o luxo e elegância que costuma acompanhar estes eventos. Saiba mais.


Fotos: Natália Zinato

 

A formatura de Medicina é, entre todos os cursos de graduação em qualquer universidade, um dos momentos mais aguardados e intensos quando o assunto é evento memorável. 

E isso acontece, por uma série de fatores que envolvem a educação médica. Por exemplo, a Medicina sempre foi o curso com o maior número de alunos por vaga, possui um tempo de aprendizado que soma 6 anos de formação generalista com no mínimo mais 2 anos de residência. 

Além disso, há todo um glamour e status que o diploma de médico irá proporcionar. Afinal, o principal motivo da formação se relaciona a salvar vidas! E por tudo isso, vamos combinar: a festa de formatura precisa ser inesquecível, não concorda?

Mas para você que pretende cursar Medicina, faz parte de uma comissão de formatura ou é graduando na área, não se preocupe! A Hapy preparou este super artigo exclusivo que vai contribuir para que você tenha o evento dos sonhos, com muita criatividade e ideias incríveis! Confira conosco e boa leitura!

História do Curso de Medicina no Brasil

Antes das dicas, vamos a um pouco de história. A partir dela, é possível dimensionar toda a pompa atribuída à Medicina e claro, à formatura do curso.

O ensino de Medicina no Brasil se iniciou ainda em 1832, através de uma disciplina com o nome de Higiene e História da Medicina. 

Naquela época, as duas escolas médicas do Império - uma na Bahia e outra no Rio de Janeiro - lecionavam um conteúdo mais amplo sobre o tema. Pois bem, também não havia uma noção dos cuidados médicos como temos nos dias atuais, não é mesmo?

Mas foi preciso esperar mais de meio século para que, em 1947, fosse proposta a criação de uma faculdade de Medicina especializada. E de lá até os dias de hoje, podemos reforçar o quão importante é o curso, sem precisar de grande esforço.

Quer um exemplo? As vacinas contra a Covid-19 e o mapeamento do genoma humano são apenas duas das realizações mais recentes de profissionais da área médica. Dito isto, chega de falar do curso e vamos falar da festa? Aliás, das festas (Sim, no plural. Segue com a gente e entenda o porquê).

Festas pré formatura de Medicina que costumam bombar antes do grande dia

É uma longa jornada até um formando de Medicina ter em mãos seu diploma. Então, se o caminho é longo, nada melhor que ir comemorando cada etapa dele, concorda?

Pois esse é o objetivo de outras festas recorrentes aos futuros médicos antes da formatura.

Veja os principais exemplos a seguir.

Batizado e Libertação de Medicina

O nome é sintomático, e podemos dizer que inaugura as comemorações logo no início do curso. O Batizado de Medicina é a festa de recepção dos veteranos para os calouros, e foi ganhando outros formatos com o passar do tempo.

Em resumo, os polêmicos trotes deram lugar a uma interação mais criativa, como o recolhimento de doações para pessoas que precisam em sinais de trânsito e uma verdadeira brincadeira onde os “bixos” precisam obedecer as coordenadas de quem chegou antes no curso.

Por sua vez, a festa da libertação acontece ao final do primeiro período, quando os bixos irão passar o título de novatos para outros aprovados.

Festa do jaleco

Uma das mais tradicionais festas do curso de medicina celebra e marca a entrega do jaleco profissional aos futuros médicos. Além disso, os alunos recebem orientações úteis como lugares, horários e a forma correta de usar o EPI.

Quer saber como deixar a festa do jaleco mais incrível ainda? Conheça a opção de criar um site personalizado para o evento.

Intermed: competições esportivas

Já que o curso de Medicina tem tudo a ver com saúde, nada mais adequado que uma competição esportiva entre estudantes da área, não concorda? Pois é isso que o Intermed propõe, em eventos de 3 a 4 dias, com diferentes modalidades e com faculdades de diversas cidades se enfrentando.

Aliás, uma pausa aqui para você conhecer uma solução incrível da Hapy para bombar os cofres da comissão organizadora da formatura de uma maneira bem simples e prática. Clique aqui e veja como a Hapy pode te ajudar.

Ciclo Básico e Meio Médico

Pensou que tinha acabado? Pois ainda tem mais festa. A do Ciclo Básico acontece após o fim dos 2 primeiros anos, quando termina o conteúdo teórico do curso. Nesta etapa, a comemoração é importante porque todo o conhecimento adquirido precisa estar pronto para ser colocado em prática nos próximos períodos.

A seguir, inicia-se o ciclo clínico que também irá durar mais 2 anos. E ao final dele, o que temos? Claro, mais uma festa! E a diversão já começa no nome, onde se remete à metade do curso e ao que se pode considerar do estudante que chegou até ali.

Em resumo, ele é Meio Médico. Aqui, possivelmente acontece a festa mais importante de toda a graduação, antes da formatura. Isso porque costuma ser o último momento em que se reúne com toda a turma que iniciou junta os estudos.

Após isso, o internato, especializações, residências e outros irão levar cada futuro médico para outro caminho. Então não precisa detalhar mais! Comemore! E faça isso em grande estilo!

Contagem regressiva para etapa final: 1000, 500, 100 e 50 dias

Para finalizar essa lista imensa de festas antes do grande evento de formatura de Medicina, temos ainda mais 4 festas que merecem atenção. E num curso de duração tão longa, nada melhor que ter uma contagem regressiva quando a graduação aponta para os seus dias finais.

Tudo bem que comemorar 1000 dias ainda parece distante, mas a gente não comentou lá no início como os graduandos de Medicina amam uma festa? Pois é. Então não podiam faltar essas últimas para, enfim, a gente chegar nas melhores ideias para o grande dia!

Convidados, duração e curiosidades das formaturas de Medicina

Ainda que, como qualquer outra festa, você possa personalizar uma formatura de Medicina, há pontos que costumam ser semelhantes em várias delas. Primeiramente, o tamanho da festa!

Aliás, após tantos anos, nada mais normal que uma mega festa, não concorda? Em geral, as festas costumam durar cerca de 8 a 10 horas, com direito inclusive à café da manhã ao final dela.

Além disso, o número de convidados sempre depende do número de formandos, mas há festas de medicina que comportam entre 1000 e 2000 convidados! Para o traje, o mais elegante para esse tipo de evento: passeio completo! Ou seja, mulheres com vestido longo e homens com terno, fraque ou smoking.

Aliás, há registros de eventos desse porte que investiram até 4 milhões para oferecer luxo e elegância num momento tão especial!

10 Ideias para a festa de formatura de Medicina

Primeiro, já podemos considerar que após a organização de tantos eventos ao longo do curso, os formandos já estejam preparados e com as melhores soluções para a data de receber o diploma. Mas nem sempre funciona assim.

Isso porque entre tanta comemoração, certamente tem um bocado extra de estudo e dedicação. Dessa forma, nem sempre a turma se dá conta como passaram rápido os anos de estudo. As dicas aqui foram organizadas para deixar a festa com um toque maior de elegância e diversão e podem, inclusive, serem usadas para outros cursos. Vamos a elas!

1 - Comece inovando no convite da festa

O convite é o cartão de visitas de qualquer festa. E ainda que a preferência da sua turma seja algo mais tradicional, é possível aliar essa escolha à inovação.

De que forma? Considere fugir do padrão de convite-livro, com diversas fotos e um acabamento rebuscado que, ainda que belo, vai acabar parando no fundo da gaveta de um dos convidados.

E se é para deixar tudo realmente inesquecível, que tal pensar no convite em MDF, no formato de caixa, onde cada formando pode personalizar com itens que foram importantes ao longo de sua trajetória. Para isso, pode-se escolher imagens, cartões ou pequenas lembranças, e transformar o tradicional convite em um cartão com QRCode.

Nele, ao acessar pelo celular, o convidado é direcionado para o site do evento, onde pode confirmar presença, acompanhar a preparação da festa e saber os principais detalhes do grande evento!

2 - Considere o culto ecumênico a partir das múltiplas crenças

Independente da religião, a celebração religiosa na formatura é também uma forma pessoal de agradecimento. Alguns formandos costumam optar por não participar, ou ainda, marcam presença por conta dos pais.

Não importa o motivo, o ideal aqui é não perder de vista o objetivo: agradecer. 

E esse agradecimento pode ser amplo, plural, e se não for possível abranger a fé de todos os estudantes, o ideal é preparar uma cerimônia em ambiente neutro e com palavras que tenham significados mais amplos. A dica aqui é buscar um cerimonialista e escolher um local confortável para todos.

3 - Colação de grau: transforme a tradição em inovação

Há casos onde a colação de grau é pré-estabelecido pela instituição de ensino. Outros, a organização é por conta da comissão de formatura. De toda forma, ele não precisa ser burocrático e tedioso.

E a solução aqui pode estar na criatividade. Por exemplo, pedir aos formandos que escolham sua música favorita para acompanhar sua entrada. Ou ainda, preparar uma forma engraçada ou personalizada de receber o diploma, onde os formandos podem dançar ou performar a sua música favorita.

Certamente, neste momento tão especial, até os mais tímidos entram na brincadeira!

4 - Jantar de formatura

Quando o assunto é gastronomia, o que pode ser saboroso para uns costuma ser um martírio para outros. E após tanto tempo se preparando para a formatura, o ideal é que todos os formandos sejam agraciados com o que gostam.

Pense com a gente: quão desagradável é ser vegetariano e todas as opções de prato terem proteína animal. Ou ainda ser alérgico a algo que está presente nas comidas mais tradicionais.

Uma dica aqui é elencar os pratos e petiscos favoritos de cada um e repassar essa informação ao buffet antes do evento. Dessa forma, além de agradar a todos, é possível que eles orientem um garçom para levar até aquele anfitrião as coisas que ele mais gosta.

5 - Vídeo comemorativo com os melhores momentos do curso

Um hábito muito comum para vídeos de festas de formatura envolvem depoimentos, imagens e gravações de cada formando. Mas vamos combinar: essa prática pode ser um tanto desinteressante para os convidados de outro aluno.

Então, uma solução alternativa é trocar aquele momento meio dramático e de despedida e realizar uma compilação dos "melhores momentos do curso”. E aqui vale tudo!

Sempre há aquelas pessoas que registram cenas impagáveis, momentos bonitos ou constrangedores e com certeza os convidados se engajarão ainda mais ao participarem, ainda que como espectadores, dos momentos que os formandos viveram durante a graduação.

6 - Considere a contratação de serviços especializados para cada etapa da formatura

Ainda que a decisão por contratar uma empresa única para a organização do evento seja a maior recorrente, é importante considerar os prós e contras dessa escolha.

A seu favor, claro, conta a facilidade em lidar sobre cada passo da festa, colação de grau, celebração e outros com um único responsável. Entretanto, essa opção só se torna a melhor quando se conhece a autoridade do contratado em cada serviço.

Ou seja, pode ser que a empresa tenha um foco maior em buffet, e terceirize os serviços de fotografia a alguém com menos experiência. Ou ainda que a banda do baile seja mediana, dentro de um evento de alto nível.

Para fugir dessas ciladas, considere dividir responsabilidades dentro da comissão de formatura a partir dos pontos mais importantes. Por exemplo, registro do evento, buffet, audiovisual, confecção das becas, papelaria e outros.

7 - Aposte em uma decoração instagramável

Ok, nós sabemos que a festa de formatura é um evento tipicamente de gala, e que transformá-lo em uma festa à fantasia pode soar um pouco discrepante. Mas assim como acontece em casamentos, sempre há um momento menos informal da festa.

E se ele vai acontecer, por que não estimular a imaginação dos convidados desde o início da festa? Para isso, pense em shots de bebida servidos em seringas, jarras com doces em formatos de pílulas ou até mesmo um cardápio que simule um prontuário!

8 - As lembrancinhas do evento podem ser revertidas numa viagem para a turma

Em graduações de ensino médio e etapas anteriores da educação, é muito comum a organização de viagens para comemorar o fim de um ciclo. Porém, não há nada que impede que isso também ocorra num baile de Medicina.

A dica aqui é uma ideia para festa de formatura que, ao invés de oferecer aos convidados uma lembrança do momento, vocês aproveitem a ocasião para postergar a celebração em turma.

E isso pode ser feito de maneira antecipada, com a criação de um site personalizado do evento com uma lista de presentes que será totalmente revertida em benefício de todos os formandos. Não sabe como fazer? É só se cadastrar gratuitamente na Hapy e seguir nosso passo a passo.

9 - Utilize os símbolos e cores da medicina na decoração da festa

Geralmente, festas de gala e requinte apostam no preto e branco para um tom mais sóbrio e elegante. Entretanto, a Medicina possui símbolos interessantes que podem dar um toque ainda mais pessoal para o evento.

Entre os principais estão o Bastão de Asclépio e a pedra de esmeralda, que orna inclusive o anel de formatura de Medicina. Os símbolos podem aparecer para trazer mais luxo aos itens decorativos do evento, como os convites, cardápios ou ainda ornamentarem arranjos com cores que remetam ao curso.

Aliás, o verde é a cor relacionada à Medicina e combina facilmente com os elementos mais comuns de festas de gala.

10 - Conte com a Hapy para uma solução digital e criativa para sua formatura de Medicina

Por último, não deixe de conferir as soluções inovadoras da Hapy para que seu evento tenha conteúdo digital, personalizado e altamente criativo. Cadastrando-se em nosso site é possível ter acesso a serviços como:

  • Gestão de um site personalizado para a criação de cada etapa do evento em um só lugar;

  • Contratação de serviços para criação do Save the Date;

  • Lista de presentes com conversão em dinheiro para os formandos;

  • Confirmação online de presença dos convidados;

  • Espaço para fotos dos graduados e recados;

  • Área para publicar todos os detalhes que abordamos no artigo e muito mais!

Faça o seu cadastro agora mesmo! E para acessar outros conteúdos e dicas sobre os mais diferentes tipos de festas, não deixe de conferir os artigos do Blog da Hapy .


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 28/07/2022

7 Dicas para uma festa de formatura individual inesquecível

Leia Mais
Card image cap

Postado em 29/01/2021

Formatura 2021

Leia Mais
Card image cap

Postado em 29/05/2020

Por que uma Formatura Virtual?

Leia Mais

Ver mais postagens

O site da Hapy utiliza configuração de cookies e tecnologias semelhantes, para oferecer a melhor experiência.
Ao usar o site da Hapy, você concorda com nossa Política de Privacidade e com os Termos de Uso revisados, incluindo nossa Política de Cookies.