Não é só um bolinho! Como fazer uma comemoração em casa, com tudo que você tem direito e sem aperto.



Em casa ou no apartamento. Saiba como organizar uma festa com tudo que você mais gosta sem precisar alugar um espaço, economizando dinheiro e esbanjando criatividade.


O coração de uma celebração está em juntar as pessoas mais queridas para dividir momentos, sentimentos, boa comida e bebida. Você pode fazer isso em um buffet, no salão de festas de seu condomínio, em um parque ou claro no conforto de seu lar. ????

Aqui vamos compartilhar boas dicas para esse último grupo. Então se você está organizando uma festa em seu apartamento ou em sua casa, essas linhas a seguir foram pensadas para te ajudar nessa missão, economizando seu dinheiro, sua saúde mental e aproveitando o mais importante, a festa e a presença dos convidados.

Controle o número de convidados com uma lista

 

Quando o assunto é festa em casa ou apartamento uma das principais preocupações é com o espaço, “Será que cabe todo mundo?” e isso vai depender de como você quer distribuir os convidados. Então considere os espaços que serão ocupados. Nunca considere a metragem total de seu apartamento ou casa, afinal de contas ninguém vai ficar no banheiro durante a festa, a menos que haja um problema com os sanduíches.

Então defina os locais ocupáveis na festa, por exemplo: Sala de estar, varanda, cozinha e quarto das crianças, digamos que isso corresponda a 40m². Considere até 1 pessoa para cada 1.5mt² e agora é com a calculadora:

 

______ Espaço total disponível _______

Espaço de cada convidado

 40 \ 1.5 = 26.6 Essa seria a capacidade máxima do evento no exemplo acima. Considere esse cálculo para adultos e crianças.

festa em casa

Agora que você sabe quantas pessoas convidar é hora da lista de convidados. Essa ferramenta é eficiente e ajuda muito no controle e nas escolhas de quem convidar para a festa, e quem pode ser incluído se um dos convidados não puder comparecer. Aqui na Hapy você pode organizar isso de forma rápida, fácil e grátis. Comece agora a criar sua lista de convidados.

Dica: A gente sabe que eleger convidados em uma lista restrita pode ser uma tarefa difícil. Que tal outra calculadora? Você pode optar por um sistema de pontos e definir critérios para adicionar ou retirar pontos:

 

Grau de intimidade  (Melhor amiga) + 4

                           (Familiar)         + 3

                           (Colega de trabalho)          + 2

                           (A falsiane da faculdade)   - 3

 

Por histórico         (Vem e me convida para todas as festas)             +5

                          (Vem em todas, mas não me convida para as festas)   +3

                          (Confirma e nunca vem)                                                -5

 Esses são apenas exemplos, você pode criar seus próprios critérios, baseado inclusive no tema da sua festa. Agora que você já sabe quem convidar e já tem a confirmação de quem vai comparecer, porque criou uma lista de convidados na Hapy, vamos para a decoração.

festa em casa

Crie um espaço para as fotos 

É bastante comum que a mesa do bolo seja eleita como local da foto oficial da festa. Mas nem toda festa tem bolo e mesmo nas que tem, essa regra pode (e às vezes deve) ser subvertida. Você pode criar o seu próprio cantinho da foto, ele deve ser coerente com o tema da festa e instagramável, para que todo mundo queira dividir nas redes sociais.

 

Luz, luz, muita luz

Escolha lugares que já são bonitos e iluminados na sua casa e invista na produção desse espaço. Que tal substituir o tradicional e já batido arco de bexigas no mural por samambaias penduradas em uma parede de paletes de madeira? Ainda nessa linha, se você é adepto das artes manuais, faça pequenas luminárias com pote de vidro, barbante e uma vela. Aqui algumas boas inspirações.

festa em casa aniversario

A gente fez um artigo sobre Festa do Rack, com várias dicas sobre como utilizar as coisas da sua casa para decorar, vale a pena você conferir e se inspirar

Outra opção para quem prefere comprar são os varais de luzes. Dão um super visual e todo lugar da festa vira um canto de fotos. 

Mesmo que você opte pelas tradicionais bexigas garanta que o local esteja muito bem iluminado, isso fará toda a diferença nas fotos. 

Já pensou em ter um site exclusivo para sua festa? A gente pensou. Você cria o site gratuitamente e pode ainda ter Save the date personalizado por apenas R$39.90

 

Escolha comidas práticas e pense no futuro (nas louças)

Finger-food

A escolha do cardápio para festas em casa deve ser estratégica. Se você é do tipo master chef e faz questão de preparar os pratos aposte em finger-food, os famosos petiscos que podem ser servidos em bandejas e comidos com as mãos, sem necessidade de pratos ou talheres. Inspirações das principais finger-foods para festas em casa: 

  • Mini quiches
  • Mini sanduíches
  • Espetinhos de frios 
  • Salgadinhos
  • Canapés frios e quentes
  • Docinhos variados

Esses são os tradicionais, há uma variedade enorme de preços e dificuldade de preparo. Da mais simples coxinha até o mais elaborado canapé de pata negra, passando pelo novo clássico dadinho de tapioca do Mocotó

 

Pratos únicos

Se você decidiu fazer um jantar, uma excelente opção são cardápios de pratos únicos. Galinhada, Baião de dois, Risotos, Massas em geral e etc. Isso simplifica todas as etapas, preparo, serviço, degustação e limpeza. E aqui de novo, você pode transitar do mais simples ao mais sofisticado prato e claro, agradar seus convidados. 

 

DICA: Precisa de ajuda no pós festa? Gamifique. Ofereça lembrancinhas “pós créditos” para os que ficarem depois do fim. Marmitinhas com receitas exclusivas da festa é uma boa opção. Antecipe essa informação no convite, site ou save the date do evento.  

E os vizinhos?

Esse tópico pode ser espinhoso para algumas pessoas, seguem algumas dicas para ajudar com a vizinhança: 

Se comunique

Deixe sempre que possível os vizinhos saberem que você vai dar uma festa e a previsão de duração dela. Pode ser um cartãozinho bem humorado na porta do apartamento ou da casa uma semana antes. Convidá-los pra festa também é uma boa técnica. 

Respeite os horários 

Se você mora em um prédio se informe sobre os horários e dias de silêncio. No geral as 22h é hora de baixar um pouquinho a Playlist e seguir no bate papo. 

A Hapy é uma plataforma que vai ajudar a sua festa a ganhar um ar moderno, personalizado e criativo. Venha e não perca tempo! Faça o seu cadastro em nosso site e torne o seu evento único e inesquecível!

Para acessar outros conteúdos e dicas sobre os mais diferentes tipos de festas, confira os artigos do nosso  Blog 

site hapy

 

 

 

 


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 07/06/2024

Lista de Convidados: 10 dicas de como decidir quem incluir ou excluir da sua

Leia Mais
Card image cap

Postado em 29/05/2024

Aniversário de 50 anos: inspirações + dicas para planejar a festa dos sonhos.

Leia Mais
Card image cap

Postado em 28/05/2024

Como Planejar uma Festa de Aniversário Sustentável e Divertida com a Hapy

Leia Mais

Ver mais postagens