Mensagem para os formandos:



 Neste momento de comemoração também surgem algumas dúvidas. Trazemos um pouco de motivação e inspiração com a mensagem de Steve Jobs para formandos da universidade de Stanford nos Estados Unidos, em 2005.  Esse discurso pode fazer com que você encontre o melhor caminho.


Já dizia Steve Jobs.
 
Para aqueles que estão se preparando para o aguardado momento da colação de grau e festa de formatura, que representam o final de um ciclo especial e de início de uma nova fase, é válido fazer uma reflexão sobre o que realmente é importante pra você, sobre qual é o seu propósito, e se agarrar a isso para facilitar a tomada de decisões da vida profissional. 
 
Em 2005 Steve Jobs, então CEO da Apple, foi convidado a falar para uma turma de formandos na universidade de Stanford. Alguns detalhes do seus discurso ainda podem ser muito relevantes hoje em dia se pensarmos em nosso futuro profissional, e nas habilidades que devemos desenvolver para termos sucesso e felicidade neste mundo extremamente mutante e concorrido.
 
Ele conta que mesmo após entrar na faculdade, não tinha muitas idéias do que gostaria de fazer da vida e não sabia como a instituição poderia ajudar em algo assim, por isso abandonou o curso e nunca se formou. Talvez isso nos mostre que sempre devemos estar atentos as diversas formas de aprendizado existentes, e focados em desenvolver habilidades individuais que fazem a diferença não só na vida profissional, mas na vida pessoal também. Jobs, por exemplo, disse que sua intuição, curiosidade e criatividade foram muito importantes ao longo de sua trajetória.
 
É importante deixarmos claro que isso não significa que os estudos sejam descartáveis. Eles são mais do que necessários. Inclusive a regra de ouro da atualidade é o long life learning, ou seja, o estudo e aprendizado contínuo e eterno. A questão principal é que existem muitas formas de encontrar conhecimento, e aprender sobre o que realmente queremos fazer (com prazer) durante a vida. Desenvolver habilidades e competências é o caminho para encontrar a resposta. Habilidades como criatividade, pensamento crítico, empatia, inteligência emocional são desenvolvidas fora do ambiente acadêmico e muito valorizadas pelas empresas de todos os setores. Jobs conta que seu interesse por aulas de caligrafia foi importante mais tarde quando projetou o MAC, sendo o primeiro computador com uma caligrafia bonita e com fontes espaçadas, sucesso de vendas.
 
Com esse exemplo de trajetória de sucesso, podemos destacar que as características empreendedoras fazem total diferença em nossa vida profissional; e com persistência a Apple passou de uma empresa de garagem para uma companhia de US$ 2 bilhões e mais de 4000 funcionários, de acordo com Jobs nessa mesma ocasião.
 
Steve Jobs destaca ainda a importância da fé e da superação, quando fala de sua histórica demissão da empresa que ajudou a fundar, e na descoberta e tratamento de um câncer. Ele fala também que é necessário encontrar algo que realmente ame, fazer o máximo para desenvolver um bom trabalho e não desistir.
 
E você, se sente preparado para tomar decisões que terão grande impacto na sua vida profissional? Já sabe qual será o seu próximo passo?
Vale a pena pensar nisso, assim como em todas as possibilidades que já fazem parte da nova realidade. Mais do que adaptação, isso significa sobrevivência em um mundo cada vez mais desafiador. 
 
"Stay Hungry. Stay Foolish."  Steve Jobs.
 
Caso queira assistir ao discurso na integra acesse: https://news.stanford.edu/news/2005/june15/jobs-061505.html
 
Você sabe como tornar esse momento ainda mais especial? Crie um site personalizado para sua festa de formatura, compartilhe com seus convidados e receba seus presentes em dinheiro através da lista virtual! Acesse: https://hapy.com.br/login


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 30/01/2024

Manual do Formando: dicas para curtir sua formatura aproveitando cada segundo

Leia Mais
Card image cap

Postado em 14/08/2023

Os melhores temas para uma festa de formatura memorável!

Leia Mais
Card image cap

Postado em 13/04/2023

5 erros que você não pode cometer ao organizar a sua festa de formatura

Leia Mais

Ver mais postagens