Como unir tradição e inovação | Ideias de looks modernos para debutante



Se inspire com ideias de looks para inovar e ousar na sua festa de 15 anos!


Chegaram os tão sonhados 15 anos e você não quer abrir mão de comemorar com tudo o que tem direito, mas quer “sair da caixa” e fugir do estilo clássico? Se sim, quer dizer que você gosta de originalidade e estilo, e separamos dicas bem interessantes pra você ????.

 

Mas, afinal, você sabe como surgiu a festa de debutante, quais eram as intenções e o que representava as vestimentas da aniversariante?

 

A tradicional festa de 15 anos, ou “festa de debutante” é realizada desde meados do século XVI, e teve origem na Europa em um estilo de baile de comemoração, marcando uma fase de transição de infância para a nossa atual adolescência, que na época já era considerada adulta, na vida das meninas.

 

A palavra debutante deriva do francês “début”, que significa início ou estreia. A intenção do baile de debutante era apresentar a aniversariante à sociedade como uma mulher que, a partir dos 15 anos, ganhava novos direitos como: poder participar de eventos nobres, usar roupas mais sofisticadas para mulheres e ganhar a permissão para namorar. Inclusive, no mesmo evento a jovem era apresentada a possíveis pretendentes presentes no local, que costumava ser realizado e frequentado somente por famílias nobres, assim, as famílias mantinham as alianças entre si. 

 

Mesmo sem o conhecimento da intenção de cada passo desse rito dos tradicionais bailes de debutante, vemos muitas festas atualmente seguindo as mesmas liturgias que eram praticadas com a finalidade de formalizar essa espécie de entrega de uma jovem à sociedade, como, por exemplo, a troca de vestidos de um modelo mais infantil usada no início da festa, por outro com aspecto mais maduro na hora da valsa, passando a imagem de mulher adulta. 

 

Outra característica também muito marcante e frequente até hoje é a valsa (ou dança de acordo com a cultura) com o pai da debutante, que representa a primeira dança da jovem, deixando a infância para trás, já que, naquela época, dançar só era permitido para os adultos. 

 

De lá para cá muitas coisas mudaram, mas a tradição se manteve, e junto com ela, o sonho de viver uma noite inesquecível onde, mesmo depois de tantas mudanças, não deixa de ser um evento marcante, sinalizando uma transição muito importante na vida das meninas. Hoje temos a liberdade de colocar a criatividade para jogo e comemorar de acordo com o gosto e perfil de cada debutante. Algumas podem optar em manter todos os elementos clássicos e tradicionais, mesclar entre tradicional e inovador, ou ousar com tudo! O que importa é comemorar da maneira mais Hapy possível! ???? ????

 

 Agora que você já sabe onde e como surgiu essa tradição, o porquê e a importância da troca de vestidos, se prepare para pegar muitas inspirações e ideias, e realizar o seu sonho do jeitinho que você sempre quis, com todos os detalhes refletindo sua essência. 

 

No Brasil, é comum vermos 3 looks ao decorrer da festa, sendo: look de recepção, look para a cerimônia e valsa, e look de balada.

 

Look de recepção

A recepção é o momento de receber os convidados, então a aniversariante precisa estar à vontade e confortável para ficar muito tempo em pé, preparada para muitas selfies, sorrisos e abraços. Então, pensando em priorizar o conforto, uma boa proposta para esse momento é o cropped e saia, que conseguem transmitir muita feminilidade, mas de uma maneira mais moderna e casual. 

 

Esse, normalmente, é o look mais simples, mas cheio de charme, e você pode optar entre uma saia mais curta ou mais longa, e até uma calça mais trabalhada. A proposta pode ser variada também levando em consideração o ambiente e o horário da festa.

 

Modelos com saia curta:

    

 











Modelos com saia longa:



     

Modelos com calça:

   

 

Em todas as opções é super válido o uso de tênis ou sapatilha, caso a debutante opte em não usar salto. O sapato pode ser o foco de cor do look, sendo de uma cor forte e chamativa, ou mais neutro e discreto. 

 

Look da cerimônia e valsa

O mais tradicional e comum para esse momento do evento são aqueles vestidos estilo princesa, super bufantes e, em sua maioria, pesados e cheios de apetrechos, mas se não é o que você deseja, calma! Dá para elaborar um look a altura do momento, mantendo o conforto e a elegância. 

 

Uma opção bem fora do padrão é o macacão, que não deixa de ser formal e entrega TUDO para o momento. Então, se você tem muita personalidade, o macacão é uma ótima opção.

 

Macacão longo “tomara que caia”

Um show de elegância e singularidade que ainda combina com o esperado para essa etapa da festa.

 

 

Macacão curto “tomara que caia” com saia removível:

Uma boa proposta para quem também deseja ousar, mas com um toque delicado e feminino. A saia removível faz toda a diferença no look, e você pode retirar no momento que quiser, podendo até ser o look de balada ao retirar a saia, deixando apenas o macacão curto.

 





Modelos de vestidos mais leves

Mas se você não quiser fugir da tradição do vestido, existem modelos mais leves e simples: 

     

 

Look da balada

Chegou o momento de extravasar e dançar a noite inteira com os amigos e a família. A balada para a festa de 15 anos não pode faltar. Para esse momento, você pode usar e abusar do brilho e das cores da maneira que achar melhor para curtir cada segundo com a melhor playlist de todas! Uma tendência super viável para esse look é o macacão longo ou curto, ou looks com shorts para dançar como quiser sem se preocupar com a roupa! 

Macacão longo:

  









Macacão curto:

  

 

Cropped com shorts:

 

E do modelo mais tradicional ao mais ousado, não se esqueça que esse momento é todo seu, então o que realmente importa é você estar como se sentir melhor!

    

 

Agora você está cheia de inspirações lindas para tornar esse momento ainda mais único e especial, é hora de colocar a mão na massa! E o primeiro passo é conhecer a plataforma  completa para ter um evento  sem complicações e com todas as informações que seus convidados precisam, podendo ser consultadas a qualquer momento.




Com a Hapy, você tem: 

Site personalizado de acordo com seu evento;

Convite virtual personalizado;

Álbum de fotos

Lista de convidados com confirmação de presença online; 

Lista de presentes online em dinheiro;

Painel de recados;

 

E muito mais!

Sua festa dos sonhos começa com a Hapy ????

 

Gostou do conteúdo? Fique de olho para acompanhar todas as novidades por aqui ????


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 18/04/2024

Porquê você deve fazer uma lista de presentes para a sua festa de 15 anos

Leia Mais
Card image cap

Postado em 09/04/2024

Dicas essenciais para contratar o fotógrafo perfeito para sua festa de 15 Anos

Leia Mais
Card image cap

Postado em 19/01/2024

Festa de 15: Uma festa inspirada na The Eras Tour da Taylor Swift

Leia Mais

Ver mais postagens