Como organizar uma festa de aniversário de 30 anos?



Saiba agora como organizar uma festa de aniversário. Confira todas as nossas dicas e o cronograma de planejamento ideal que preparamos!


Como organizar uma festa de aniversário de 30 anos?

Não é todo dia que fazemos 30 anos, não é mesmo? Essa é uma data muito marcante e, claro, merece ser comemorada com tudo o que se tem direito! Pensando nisso, preparamos este guia de como organizar uma festa de aniversário para ficar na história!

Muita gente acredita que “trintar” é como um rito de passagem. É quando, de fato, entramos na vida adulta e damos start na melhor fase da vida. Então, nada melhor do que estar na companhia de quem amamos nesse momento.

Acontece que um evento como esse precisa ser bem planejado. Para que tudo saia perfeito, há muitos detalhes a serem organizados, inclusive criar site para festa.  Mas fique tranquilo! A seguir você encontra tudo o que precisa para fazer uma festa de sucesso. Confira!

Por que a comemoração de aniversário?

Você já parou para pensar em como as pessoas começaram a comemorar o aniversário? Este é um ritual antigo! Os registros das primeiras comemorações são datados de 3000 a.C., no Egito e Grécia.

Segundo antropólogos, os egípcios e gregos tinham o hábito de comemorar a vida de pessoas importantes, como os deuses e os faraós. E claro, com o passar do tempo, isso foi se estendendo para as “pessoas normais”.  

Por ter uma “origem pagã”, a prática foi abolida no início do Cristianismo. Mas, por volta do século 4, a própria igreja católica começou a comemorar o aniversário de Jesus Cristo, com a celebração do Natal. 

Desde então, temos uma festa muito popular e que conta com várias características bem marcantes. Além da música de parabéns, não podemos esquecer de detalhes como bolos, balões, velas, presentes e afins. 

De qualquer forma, estamos falando de um evento muito importante, que deve ser comemorado com familiares e amigos. É uma forma de estreitar laços e ainda celebrar a vida do aniversariante.

 festa de aniversario 30 anos

Com a pandemia, contar com um evento como esse foi algo bem complicado, o que trouxe um afastamento entre as pessoas. Mas com o avanço da vacina, nada melhor do que voltar a reunir as pessoas amadas para comemorar uma data tão especial!

Cronograma de como organizar uma festa de aniversário de 30 anos

Como vimos, não faltam bons motivos para comemorar! Fazer 30 anos é um marco da sua vida adulta e, agora, vamos te ajudar a organizar uma festa memorável. E, ainda que não esteja trintando esse ano, você pode usar as dicas para qualquer niver mais elaborado, como os 40, 50 e para outras datas importantes.

 festa de aniversario 30 anos

Antes de tudo, precisamos destacar que não existem regras na hora de celebrar mais um ano de vida. Isso significa que você pode optar por fazer uma festa grande, para mais de 100 convidados, ou um evento menor e mais intimista.

O importante é se organizar e começar a planejar o evento com antecedência. Mas como a organização de um evento maior é mais trabalhoso, decidimos separar este guia por etapas. Assim, você não se esquece de nenhum detalhe. Confira!

10 a 12 semanas antes do grande dia

Precisamos começar nossa organização definindo pontos essenciais, entre eles a lista de convidados. Ela é extremamente importante e nos ajudará a decidir diversos detalhes.

Nesse momento, temos a primeira decisão importante: a festa terá crianças ou não? Esse é um ponto muito particular e você precisa considerar como é o perfil da sua família e amigos. Lembrando que não há qualquer problema em convidá-las!

Porém, caso decida estender o convite aos filhos de seus convidados, é interessante pensar em maneiras de assegurar que se sintam confortáveis. Montar um espaço kids, com brinquedos, opções de comida e um local para descanso, é um carinho que ninguém esquecerá! 

Depois que ela estiver definida, é interessante enviar um Save The Date. Essa prática já virou tendência em festas de aniversário maiores e consiste no envio de um comunicado informal sobre o evento.

A ideia é fazer uma espécie de convite antecipado para informar a data da festa. Desse modo, todos já podem começar a se preparar, escolher o look e, claro, não marcar nenhuma viagem para o dia.

Vale a pena dizer que, como estamos enviando o comunicado com bastante antecedência, é interessante pedir às pessoas que confirmem a presença até 20 dias antes da festa

Por falar em dia, fica a dica: evite marcar o evento em feriados. Assim, você não corre o risco de perder a presença de pessoas especiais que vão viajar nessa época. Veja um exemplo que a Lisa fez com o site da Hapy: 

save the date aniversario

 

7 a 10 semanas antes da data

Ninguém se arrepende de organizar uma festa de aniversário com antecedência. Afinal, isso evita correrias e estresse. O que você mais quer é curtir com os amigos e familiares, não é mesmo?

Então, nesse momento, é hora de pensar no orçamento. Qual o seu limite de gastos com a festa sem prejudicar suas finanças pessoais? É com base nisso que você definirá vários detalhes.

E se o orçamento está apertado, não desanime. As coisas podem ser um pouco mais difíceis, mas escolhas inteligentes te ajudarão a dar uma festa de 30 anos inesquecível. E aqui uma dica: faça cálculos e peça diferentes orçamentos de tudo, com descrição de valor por convidado. Assim, você consegue visualizar melhor o valor real de cada coisa e onde dá para economizar. Confira o checklist do que é preciso decidir nesta etapa:

·        local da festa: espaço aberto ou fechado? Amplo ou menor? 

·        decoração e tema. Ex: luau, boteco, pool party, festa à fantasia, etc

·        música: som ou vivo ou DJ?

·        comida: contratar buffet, cozinheira, garçom ou dividir tarefas com familiares?

·        fotos: é possível contratar um fotógrafo?

·        site para festa.

Sobre o site para festa, é interessante destacar que essa é uma tendência para 2022. O recurso já é bastante famoso em festas de casamento, mas conquistou outros segmentos. Então, por que não criar um site para sua festa de 30 anos?

Na Hapy, você monta seu próprio site de forma simples e rápida. E o melhor: consegue gerenciar diversos aspectos, como a lista de convidados, confirmações de presença e lista de presentes.

Além disso, recebe os presentes em dinheiro. Isso mesmo! O convidado escolhe um item, faz o pagamento e você recebe o valor em espécie, podendo decidir com o que gastar. Ou seja, zero chances de presentes repetidos e tamanhos errados!

4 a 7 semanas antes da data

A organização é algo essencial na hora de planejar uma festa de aniversário. Por isso, sempre confira a lista de tarefas e não deixe nada acumular ao longo das semanas. 

 bolo de aniversario festa 30 anos

Sendo assim, nesta etapa dos preparativos, é bom deixar definido os seguintes pontos:

·       envio dos convites digitais, com informações oficiais: data, horário, local, telefone para contato e endereço do seu site;

·       acompanhamento da confirmação de presença pelo site da festa;

·       compra de itens necessários para a decoração; 

·       escolha do modelo e sabor do bolo e encomende;

·       Peça também os doces.

2 a 4 semanas antes da festa

Com o aniversário se aproximando, comece a organizar detalhes que não podem faltar em um aniversário, seja para uma festa infantil ou adulta: 

  •         decida se a festa terá lembrancinhas e providencie. Ex: um copo personalizado;
  •         organize um cronograma de atividades da festa: dança, discurso, karaokê, brincadeiras; 
  •         decida o seu look da festa: pense em algo confortável, mas que também estará de acordo com o tema escolhido.  E se for o caso, reserve seu horário no salão para cabelo, etc.

3 a 7 dias antes da festa

Faltando cerca de uma semana para a festa, aproveite para conferir todos os detalhes e se certificar que tudo está como você planejou. Por isso, não se esqueça de utilizar um check list na hora de conferir tudo. 

  • Verifique a confirmação de presença dos seus convidados; 
  • Caso alguém não possa comparecer, se organize para chamar outros amigos que ficaram de fora da lista inicial; 
  • Confirme todos os detalhes com fornecedores: buffet, bolo, lembrancinhas, fotos;
  • Monte uma boa playlist para a festa, caso não consiga contratar um DJ. O Spotify da Hapy! tem opções que não deixam ninguém parado!

2 dias antes da festa

Faltando dois dias para a festa, a ideia é que tudo já esteja mais encaminhado e você só precise cuidar de poucos detalhes. 

  •         não se esqueça de comprar a vela do bolo;
  •         se a festa for em casa, não deixe de avisar os vizinhos sobre possíveis barulhos no horário marcado; 
  •         se não contratou um buffet, é hora de comprar todos os ingredientes. Para isso, vá ao supermercado com uma lista completa para não esquecer nada de importante. 

1 dia antes da festa

Está chegando o grande dia. Aproveite para arrumar os preparativos finais e descanse para aproveitar bem sua festa!

  • se a festa for em casa, organize e limpe os espaços e os banheiros;
  • garanta que a decoração comece a ser montada;
  • mobiliário e utensílios já devem ser entregues e organizados no local;
  • confirme o pedido do bolo. 

No dia da festa

O dia da festa chegou e até aqui você aprendeu como organizar uma festa de aniversário. Depois de tantas etapas, tudo irá fluir perfeitamente. Para isso, cuide apenas de detalhes pontuais.

Além disso, reserve o dia para você! Arrume-se com tranquilidade e esteja pronto para receber seus convidados com uma hora de antecedência. Uma ideia legal é ter alguém próximo para ajudar em possíveis imprevistos, tarefas e conferir esses últimos detalhes.

Depois da festa

A festa foi um sucesso e saiu como você gostaria? Então não se esqueça de agradecer a presença dos convidados e os presentes recebidos!

Crie o seu site de aniversário na Hapy!

 festa de aniversario 30 anos

Viu como organizar uma festa de aniversário de 30 anos não é difícil? Muita gente pode achar trabalhoso demais, mas a verdade é que esse pode ser um momento prazeroso e de grandes expectativas.

Para tornar tudo mais simples e garantir uma boa experiência aos seus convidados, crie um site na Hapy. Desse modo, você consegue fazer a gestão do evento em um só lugar, totalmente online e até pelo celular.

Você poderá gerenciar a lista dos convidados, conferir a confirmação de presença, ter uma galeria de fotos, espaço para detalhes importantes e claro, pode contar com uma lista de presentes e receber os valores em dinheiro. Então, não perca tempo e faça já o seu site com a Hapy!   


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 17/04/2024

Descubra Inspirações e Tendências para as festas em 2024

Leia Mais
Card image cap

Postado em 26/03/2024

Brasileiros no exterior: como reunir a família brasileira nos aniversários

Leia Mais
Card image cap

Postado em 22/03/2024

Melhores Temas de Aniversário: +79 Ideias de Temas para Aniversários Infantis e Adultos

Leia Mais

Ver mais postagens