Como fazer uma festa sem balões?



Já imaginou como pode ser bonita e ainda sustentável uma festa sem balões? Vem ver!


Se você já organizou um evento em casa, em um salão de festas ou ao ar livre, um componente para a decoração era obrigatório: balões! 

Principalmente no Brasil, os balões foram ganhando mais espaço a cada ano. Os balões de festa ou bexigas fizeram parte da decoração de diversos eventos ao longo de muitos anos. Eles são responsáveis pela decoração durante a festa, e pela diversão da criançada após a comemoração. 

Mas, na verdade, a bexiga foi criada com outra intenção pelo professor Michael Farady em 1824, a fim de fazer experimentos de física com hidrogênio. Foi apenas no ano seguinte, 1825, que a bexiga foi adaptada para uso infantil por Thomas Handock, onde conquistou facilmente a admiração das crianças, sendo um objeto de diversão e de fácil acesso para os pequenos. Anos mais tarde começou a ser muito comum vê-los nos circos, parques de diversão e outros ambientes que buscavam estratégias para atrair o público infantil. E foi assim que as bexigas foram introduzidas nas decorações de festas, inicialmente somente nas festas infantis, mas não demorou muito para estarem presentes em todos os tipos de eventos.

Antigamente essas decorações eram, no geral, simples. Mas, conforme o avanço das técnicas, os balões ganharam mais destaque, resultando em decorações mais trabalhadas e, em alguns casos, bem extravagantes, sendo o elemento principal da decoração:

Festa Fundo do Mar: 33 Ideias para uma Decoração Incrível | Revista  Artesanato Decoração com balões: 50 ideias incríveis de decoração - Fazer em Casa |  Parede de balão, Chá de revelação, Parede de bexigas



Diferentes modelos de balões foram desenvolvidos, como os que têm formato de números, letras e ícones:

Bolo decorado com flores  Descrição gerada automaticamente com confiança média



 E, de fato, proporcionam beleza, charme e cor ao ambiente, mas infelizmente prejudicam muito o meio ambiente. A bexiga tradicional é feita de látex ou nylon, e pode levar, aproximadamente, de 6 meses a 4 anos para se decompor. Levando em consideração também a dificuldade em reutilizar esse material, vamos mostrar que é possível ter uma festa linda, completa e cheia de cor mesmo sem bexigas na decoração! 

Fazer uma festa ecológica é uma ótima maneira de comemorar de forma responsável e consciente. Ao evitar materiais que degradem o meio ambiente, você pode ajudar a reduzir os prejuízos no meio ambiente, transmitir uma mensagem importante através da sua festa e promover um estilo de vida mais sustentável.

 

E agora é hora de pegar algumas referências para você ver como é possível ter uma decoração impecável, e relaxa que esse formato de decoração pode ser aplicável para todos os tipos de evento, inclusive para festas infantis!

 

Festa para meninas

Uma imagem contendo no interior, janela, edifício, móveis  Descrição gerada automaticamente Festa Infantil | Decoração, Fotos e Dicas - Viva Decora

 

Chá de bebê 

Uma imagem contendo no interior, mesa, quarto, computer  Descrição gerada automaticamente



Festa do 1º aninho

Uma imagem contendo mesa, no interior, brinquedo, pequeno  Descrição gerada automaticamente Festa Infantil de Carnaval: Mais de 100 Imagens para a Folia

 

Bodas de casamento

 

Festa para jovens adultos

Mesa com vaso de flores  Descrição gerada automaticamente


Festa infantil com muuuuita cor 

Pin em Festa Infantil de Menina



Use e abuse dos alimentos para decorar a mesa principal

Festa Infantil Sorveteria: Inspirações Lindas em Candy Color Pin em Festa Infantil

 

Ao ar livre também dá para elaborar uma decoração linda sem bexigas 

36 ideias de Festa verao | festa, ideias para festas, decoração festa COMO MONTAR UMA FESTA DE CARNAVAL | Festas de aniversário de carnaval,  Baile de carnaval infantil, Festa de carnaval

 

Festa para o público juvenil

30 ideias para montar um bailinho de Carnaval para as crianças - It Mãe

 

Festas temáticas 

Idéias para decoração infantil de carnaval - Cantinho da Sonia Moura

 

 Conseguiu se inspirar bastante? Esperamos que sim! Mas se você ama o aspecto e formato dos balões, uma boa opção de substituição é a decoração com rosetas de papel, que diferente das bexigas, pode ser reutilizado várias e várias vezes, em diferentes ocasiões:

Leque Circular Decoração em Papel | Elo7 Produtos Especiais

Inspire sua Festa ® | Blog Festa e Viagem

DECORAÇÃO: COMO FAZER O LEQUE/FLORES DE PAPEL – O Chá de Cozinha

DECORAÇÃO: COMO FAZER O LEQUE/FLORES DE PAPEL – O Chá de Cozinha

140 melhor ideia de LEQUE | rosetas, leque, leques de papel Pin on Decoração Criativa Painel de Leque 21 ideias de Rodas de papael | decoração festa, rosetas de papel, decoração  com papelão

 

Agora você tem opções e inspirações de sobra para eliminar os balões da sua festa, e comemorar com muita curtição e com uma decoração sem nada a desejar! Você vai viver mais um momento marcante e consciente. O meio ambiente agradece! 

 

Dicas sustentáveis para a festa toda!

Preparamos mais algumas dicas para te ajudar a fazer uma festa mais ecológica, além da decoração:

 

Evite produtos descartáveis

Produtos descartáveis, como copos, pratos e talheres de plástico, são altamente poluentes. Em vez disso, opte por utensílios reutilizáveis ou biodegradáveis. Você pode alugar pratos e talheres de cerâmica, vidro ou metal para sua festa ou usar opções biodegradáveis, como talheres e pratos feitos de bambu ou folhas de palmeira.

 

Escolha alimentos orgânicos locais

Opte por alimentos orgânicos e de origem local sempre que possível. Os alimentos orgânicos são cultivados sem o uso de pesticidas e fertilizantes químicos, o que ajuda a proteger o meio ambiente e sua saúde. Além disso, escolher alimentos locais ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa causadas pelo transporte de alimentos.

 

Use decorações naturais

Use decorações naturais, como flores, folhas e ramos, em vez de produtos de plástico ou sintéticos. Além de serem mais ecológicas, as decorações naturais também adicionam um toque especial à sua festa. Você pode criar belos arranjos com flores e folhas locais.

 

Utilize energia renovável

Se você estiver organizando uma festa em casa, opte por utilizar energia renovável, como painéis solares. Caso isso não seja possível, escolha iluminação LED, que é mais eficiente em termos de energia do que as lâmpadas incandescentes.

Dê preferência a convites digitais

Em vez de enviar convites impressos, opte por convites digitais. Isso reduz a quantidade de papel utilizado e economiza energia e combustível que seriam usados ​​para enviar convites pelo correio. E claro que na Hapy você consegue o convite perfeito para o seu evento! Conheça nossa solução para convites online e personalizados. E você ainda consegue acompanhar a confirmação de presença, tudo em uma única plataforma. Não perde tempo e vem tornar seu evento 100% Hapy 

 

Recicle

Certifique-se de ter lixeiras de reciclagem em sua festa e incentive seus convidados a usá-las. Além disso, use produtos reciclados sempre que possível. Por exemplo, você pode usar papel reciclado para fazer seus próprios enfeites e banners, em vez de comprar produtos novos.

 

Limpeza ecológica

Ao final da festa, utilize produtos biodegradáveis e não nocivos ao meio ambiente. Algumas fabricantes já oferecem opções à base de insumos naturais e menos químicos, que ajudam a reduzir os impactos negativos.

 

Curtiu nossas dicas? Então vem conhecer a solução Hapy para organizar todos os detalhes do seu evento de forma prática, rápida e simples para você e para seus convidados, desde o envio do convite, até a compra do presente! 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos que precisam dessas dicas ????

 


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 16/05/2024

Tudo o que você precisa saber sobre Convite Online: Dúvidas e Respostas

Leia Mais
Card image cap

Postado em 10/05/2024

Aniversário do Corinthians: + de 40 inspirações para a sua festa de adulto ou criança

Leia Mais
Card image cap

Postado em 27/04/2024

9 dicas para montar o seu convite de aniversário (+ ideias)

Leia Mais

Ver mais postagens