Como fazer ensaio fotográfico de aniversário para adulto e eternizar o momento!



Fazer um ensaio fotográfico de aniversário é uma alternativa para eternizar um momento importante e atualizar as redes sociais. Confira!


Entre crianças, o ensaio fotográfico de aniversário é uma alternativa que se tornou tão popular que, geralmente, acontece até mesmo para cada um dos primeiros meses, ou seja, o mesversário.

Mas entre adultos, talvez ele ainda seja mais comum em comemorações de aniversário de casamento, como por exemplo, bodas de prata, ouro ou diamante.

Contudo, pensar em registrar um momento único com um profissional se torna uma decisão incrível quando pensamos que cada fase da nossa vida é única. E as fotos, de modo geral, servem para nos relembrar em imagens os momentos mais felizes da nossa vida.

Por isso, a Hapy preparou este artigo exclusivo para te contar tudo o que você precisa saber sobre como fazer ensaio fotográfico e guardar, além da memória, a celebração da passagem de mais um ano. Confira com a gente e boa leitura!

Mas afinal, o que é um ensaio fotográfico?

Ao contrário dos registros que acontecem durante a festa, o ensaio fotográfico é a realização de fotos onde há uma produção e organização de maneira a explorar uma temática ou contar ou uma história. 

Enquanto em casamentos, batizados, aniversários ou bailes há todo um universo de coisas acontecendo e sendo fotografado, o ensaio busca ter controle sobre o que acontece e obter registros diferenciados para comemorar uma data. As poses e os cenários usados nas fotos são pensados especialmente para um objetivo específico.

No caso do ensaio fotográfico de aniversário, não é diferente. Ele pode ter a função de obter imagens para ilustrar o convite, decorar o espaço instagramável da festa ou mesmo guardar para a posteridade uma lembrança incrível de como você era no momento daquelas fotos.

Ensaio fotográfico

O que não pode faltar em um ensaio fotográfico de aniversário

Ainda que não haja uma regra para se cumprir, há pontos que deixam qualquer ensaio fotográfico de aniversário muito mais bonito e encantador.

Por exemplo, o planejamento de cada detalhe a partir de gostos, preferências e temas que o aniversariante considera criativos ou que possuem “a sua cara”. E aqui vale tudo: encenar momentos daquele filme ou série favorita, escolher um lugar que faz parte da sua vida e até mesmo criar uma narrativa divertida e emocionante. Para isso, atente-se aos 3 pontos abaixo.

Um ensaio começa muito antes do primeiro click

Assim como há todo um planejamento anterior ao momento de cantar os parabéns, em um ensaio fotográfico de aniversário, tudo começa muito antes de tirar a primeira foto. E em cada uma destas etapas, você deve se envolver e opinar sobre o que espera como resultado final.

Então, inclua em seu orçamento o que irá precisar para maquiagem, cabelo (ou barba para homens) e figurino. Caso seja um ensaio temático, pense se irá compor o look com peças que já possui ou se será necessário comprar ou alugar uma roupa.

Também analise as despesas com deslocamento até o local das fotos, alimentação, e em alguns casos, até mesmo hospedagem.

O cenário é parte importante na composição das fotos

Para alguns tipos de ensaio fotográfico de aniversário, a opção é fazer as fotos em um estúdio. De modo geral, essa é a forma mais simples e com menor custo.

Entretanto, há soluções muito mais inovadoras, que envolvem um cenário real ou fictício de pano de fundo para suas imagens.

Ensaio fotográfico

E aqui vale qualquer ideia: de uma casa abandonada a um luxuoso apartamento ou barco. Ou ainda, dentro de um hotel, em uma praia deserta ou parque ecológico. É possível fazer o ensaio até mesmo em casa se você tem um espaço legal, jardim, piscina, etc, e até mesmo uma combinação de diferentes locais.

Na maioria das vezes, o responsável pelas fotografias irá orientar os melhores lugares e horários para o ensaio. Mas não deixe de opinar caso lembre de alguma locação que pode contribuir ainda mais para fotos inesquecíveis.

Em outras palavras, imagine que você decidiu fazer um ensaio fotográfico de aniversário com o tema pin ups. É possível que aquela barbearia com decoração retrô do bairro ou um brechó estiloso que só você conhece sejam o melhor cenário para as fotos. Converse com o fotógrafo! E mais uma dica: As primeiras horas da manhã ou do fim da tarde (golden hour) costumam ter uma luz natural perfeita para fotos em locais abertos ou que captem essa iluminação.

Depois das fotos, a edição

Há fotógrafos que realizam os clicks e também cuidam da edição e retoques finais das imagens. Contudo, também há profissionais de design especializados em dar aquele up em fotos comuns ou sem muito brilho.

Por isso, certifique-se com o fotógrafo que irá fazer seu ensaio quais as expertises dele para que suas fotos tenham uma boa finalização.

Saiba que em um ensaio fotográfico de aniversário também existem recursos que permitem transformar completamente uma imagem. Com isso, um bom profissional de fotografia e edição consegue, por exemplo, realizar fotos em estúdio e manipulá-las posteriormente conforme as preferências do cliente. Use este recurso sempre que necessário!

Um outro ponto importante é o “retoque”. Não há problemas em pedir uma edição em um detalhe ou outro, para que você se sinta bem com o resultado, mas um cuidado com os exageros também é importante, e para isso, nada melhor do que uma boa conversa com o fotógrafo para alinhar possibilidades e expectativas.

Quanto custa um ensaio fotográfico de aniversário?

Com tantas opções diferentes que influenciam diretamente no preço de um ensaio fotográfico de aniversário, você deve estar se perguntando quanto ele custa.

Pois a Hapy analisou a fundo a questão e, mesmo não existindo uma tabela padrão de valores para este tipo de serviço, chegamos a uma referência de quanto você gastaria para contratar o serviço.

Em opções mais compactas, o preço médio gira em torno de R$500 a R$1000, considerando 2 horas para os registros. Neste caso, o envio final das fotos costuma acontecer em cerca de 30 dias e contempla apenas fotos em sua versão digital.

A este valor, você deve somar os demais custos que envolvem o ensaio, que variam de acordo com os fatores que explicamos anteriormente.

Ensaio fotográfico de aniversário

Valores adicionais

Também é importante explicar que o preço sugerido acima envolve apenas o pagamento do fotógrafo. Em geral, estão inclusos os serviços do profissional e equipamentos que podem ser necessários, como biombos, flashes e outros.

A esse valor, você deve adicionar possíveis gastos com outros profissionais que você contratar, como produtor, maquiador ou cabeleireiro. E por último, considerar o preço de confecção, caso opte por ter um álbum físico ou quadros ou outros materiais com as suas melhores fotos.

O que fazer com as fotos de um ensaio fotográfico de aniversário

Finalizadas as fotos, a gente sabe que elas serão guardadas como uma lembrança única de um momento tão especial para você. Mas também sabemos que é impossível não compartilhar com outros, principalmente se o resultado for incrível.

Ensaio fotográfico de aniversário

Por isso, não se esqueça de pedir ao fotógrafo para enviá-las também em um formato menor de imagem. Isso porque a resolução de câmeras profissionais costumam deixar as fotos em tamanhos muito grandes para o compartilhamento em redes sociais ou mesmo para enviar por e-mail. E aqui mais uma dica: Que tal uma foto do ensaio pensada para o seu perfil profissional do LinkedIn? Você une o útil ao agradável e ainda pode enriquecer esse espaço.

Se você optou por realizar seu ensaio fotográfico de aniversário antes da data, ele pode ser a melhor alternativa, por exemplo, para ilustrar o site da sua festa.

Dessa forma, você atrai ainda mais a atenção dos seus convidados e pode dar aquele pequeno spoiler do que os aguardam no grande dia da comemoração. 

Aprendeu sobre o ensaio de fotos para aniversários? Aproveite-o ao máximo!

Agora que você entendeu a importância, e o quanto é legal um ensaio fotográfico de aniversário, aproveite para transformar não apenas esta data, como todas as outras que são importantes para você em momentos mágicos.

Lembre-se sempre que celebrar a vida é essencial e que fotos nos permitem manter na memória os momentos que nos enchem de felicidade. E para potencializar tudo isso, conte sempre com a Hapy e nossas soluções para inovar e encantar todo tipo de festa, incluindo uma galeria de fotos no seu site personalizado, para compartilhar as fotos do seu ensaio, e todas as outras que sejam importantes; além da confirmação de presença online, lista de presentes virtual, recados, checklist e muito mais.

 Faça o seu cadastro em nosso site e torne o seu evento ainda mais inesquecível.

Para acessar outros conteúdos e dicas sobre os mais diferentes tipos de festas, não deixe de conferir os artigos do Blog da Hapy.


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 07/06/2024

Lista de Convidados: 10 dicas de como decidir quem incluir ou excluir da sua

Leia Mais
Card image cap

Postado em 29/05/2024

Aniversário de 50 anos: inspirações + dicas para planejar a festa dos sonhos.

Leia Mais
Card image cap

Postado em 28/05/2024

Como Planejar uma Festa de Aniversário Sustentável e Divertida com a Hapy

Leia Mais

Ver mais postagens