Como escolher convite digital: 6 dicas importantes para um resultado incrível



Saber mais sobre o convite digital e aprendê-lo a fazer irá deixar a sua festa muito mais criativa e inesquecível. Confira as dicas da Hapy!


O convite digital é a solução perfeita para todos os tipos de festa. Isso porque deixou, há muito tempo, de ser coadjuvante de luxo e se tornou o protagonista de qualquer evento.

E não é para menos! Ele traz algumas vantagens que permitem gastar muito menos tempo com a entrega dos convites, economizar nos custos e focar no mais importante, que é o sucesso da festa!

Afinal, todos sabemos como pode ser cansativo escolher o espaço, a decoração, os comes, bebes, lembrancinhas, banda, espaço instagramável e tudo mais que envolve um evento realmente inesquecível.

Por isso, ao lado da lista de presentes online, você deve considerar o convite digital como um grande aliado. Confira o artigo exclusivo que a Hapy preparou e veja como fazer o seu!

Boa leitura!

Afinal, o que é um convite digital?

Para os marinheiros de primeira viagem - ou melhor, de primeiro evento - a Hapy explica. Um convite digital é a maneira mais criativa e fantástica de informar seus convidados sobre um evento através de um suporte 100% digital.

Ele também é conhecido como e-invite ou e-card.

convite digital

Em resumo, nada de gastar dinheiro com impressos ou aqueles cartões genéricos que nem sempre contém todas as informações do modo que você deseja. E claro, para quem busca o serviço em uma gráfica, você pode até ter um convite impresso personalizado, mas a confecção demanda um tempo razoável e um alto custo, não é mesmo?

Em outro artigo nós abordamos mais sobre o assunto, então se quiser mais informações, clica aqui ou deixe salvo em seu navegador para ler após pegar as dicas que separamos neste conteúdo.

Convite digital X Convite impresso: quem ganha esta batalha?

Numa queda de braço, o convite digital leva vários pontos de vantagem em relação ao impresso e temos um vencedor muito antes da briga começar. E sabe o porquê?

Primeiramente porque ele não anula o convite impresso, mas em caso de escolha entre os dois, oferece tudo que você precisa mais rápido, mais interativo e mais completo.

Pense no seguinte: você imprimiu seus convites e esqueceu de um convidado que mora longe.

Quanto tempo levaria até encaminhar um outro convite? Ou ainda, se houver demora na produção do convite? E se o evento mudou de local após o envio? Como você convidaria alguém de última hora?

Para todas essas perguntas, o convite digital é a resposta. E até aqui temos apenas o primeiro round.

convite digital

Principais vantagens do convite digital

É possível explicar como o convite digital se tornou a melhor alternativa para qualquer tipo de festa ou evento pensando em 5 pontos, que são:

  • Praticidade: Todas as etapas de confecção, alteração, criação e aprovação são feitas muito mais rápidas, e com um único convite digital você envia ao número de convidados que quiser.

  • Economia de gastos: Após pronto, o convite digital passa a ter um template. Ele é uma espécie de modelo genérico de acordo com a sua ideia, que pode ter edição com poucos cliques. Com isso, não há novos gastos se precisar alterar.

  • Alterações: Por falar em alteração, na opção dos convites virtuais elas são infinitas. Isso permite ter certeza de que o resultado final será exatamente o que você pensou!

  • Tempo livre: Pense no trabalhão que dá, por exemplo, enviar convites físicos para 200, 500, 1000, 2000 pessoas. Pois isso é coisa do passado, e com o convite digital você fica com tempo para pensar em cada detalhe da festa!

  • Preocupação com o meio ambiente: Sustentabilidade é uma palavra cada vez mais importante para o mundo atual. E já pensou que com a opção de um convite digital você ajuda o meio ambiente e evita o uso do papel?

Interatividade no convite digital

A última vantagem é tão especial que preparamos um trecho do artigo só para ela. E trata-se da interatividade que só o convite virtual pode ter.

Interatividade é permitir ícones e textos em seu convite que, ao clicar, permitem que seus convidados tenham uma experiência muito antes da festa acontecer. Mas como isso acontece? Veja alguns exemplos:

  • Mapa de localização do evento: Assim, ao clicar nele, o convidado acessa direto o local via celular e sabe como chegar.

  • Lista de presentes: Outra vantagem é não precisar ficar lembrando sobre o site da festa ou respondendo o que quer ganhar de presente. Também é possível os convidados acessarem a sua lista completa de presentes. Isso evita, por exemplo, presentes repetidos ou que não possuem a sua cara.

  • Playlist da festa: Que tal criar uma playlist colaborativa ou aquecer seus convidados dando um pequeno spoiler das músicas que irão rolar em seu evento? Pois esta é uma possibilidade super legal, principalmente para festas temáticas.

  • Confirmação de presença online: nada de ficar pedindo confirmação ou anotando cada nome que te envia mensagem sobre a presença. Ao inserir a confirmação no convite, você direciona todos para um único lugar e vê, em tempo real, quem vai prestigiar o seu evento.

  • Envio simplificado: dá para enviar o convite digital pelas suas redes sociais, e-mail, Telegram e até mesmo Whatsapp. Ou seja, você não precisa ter todos os endereços e basta ter salvo o contato de quem irá convidar. Prático, não acha?

Só com essas 5 vantagens, certamente você entendeu que, caso haja mesmo esse confronto entre o convite físico e o convite digital, a gente não tem apenas quem leva para casa o cinturão. A gente tem um nocaute!

Dica 1: Busque inspiração no Pinterest da Hapy!

A primeira coisa a fazer é descobrir que tipo de convite digital você quer antes de criá-lo. E a tarefa é bem simples.

Para isso, é só conferir as inspirações incríveis que a Hapy sempre tem no Pinterest. Elas te ajudarão a decidir pelos resultados mais incríveis e que irão encantar os seus convidados.

Além disso, você confere imagens com as tendências mais criativas para cada tipo de festa. Então é só seguir a gente por lá e fazer parte de um grupo seleto de quem cuida de cada detalhe de um evento com o maior cuidado! E se quiser uma dica ainda mais específica, fala com a gente pelo nosso canal no WhatsApp

Dica 2: Pense na harmonização de imagens e cores do convite

Não é preciso ser um expert em cores para saber como elas podem oferecer sensações completamente diferentes. E para um convite digital, elas também são essenciais e devem fazer sentido dentro de todo o contexto do evento.

Por exemplo, suas ideias de decoração de uma festa de Halloween devem conversar com o convite. Logo, aposte nos desenhos de aranhas, teias, e outros itens que deixem a temática uniformizada do momento de convidar ao fim da festa.

convite digital

Além disso, considere que harmonizar não é apenas buscar cores que combinam. É testar a percepção para entender o tamanho das imagens e ícones no convite e ter certeza de que todas as informações estão com o destaque que merecem.

E aqui também as nossas inspirações do Pinterest podem te ajudar!

Dica 3: encontre a linguagem correta para seu convite

Eventos como casamentos ou formaturas costumam exigir uma linguagem mais formal, inclusive no convite digital. Por isso é muito importante pensar na forma adequada de se comunicar com seus convidados.

Na dúvida, uma boa maneira de se orientar é pensando em qual traje será usado na festa. Ou seja, em eventos de gala ou com exigência de vestidos longos e ternos, faça com que o convite reflita esse ar cerimonial. Para isso, aposte em cores como o preto, o prata e o dourado.

Por outro lado, se o evento permite certo despojamento ou informalidade, coloque isso também no convite físico ou digital. Por exemplo, em festas à fantasia ou com temáticas divertidas como boteco ou super-heróis.

No caso de debutantes ou crianças, a dica é a mesma: a linguagem do convite precisa conversar com toda a decoração da festa. Em outras palavras, entenda a forma de convidar alguém a partir de como ele estará presente em sua festa ou evento.

convite digital

Dica 4: Analise cada convidado antes de optar exclusivamente pelo convite digital

Sim, nós defendemos o uso do convite digital para todas as ocasiões, mas é importante analisar se todos os convidados terão acesso a ele. Por isso, verifique de modo individual como serão feitos os envios.

Principalmente entre pessoas mais velhas ou com pouca habilidade para a tecnologia, pode soar um tanto impessoal o envio do convite pelo Whatsapp ou e-mail.

Certifique-se que, mesmo convidando virtualmente, você seja percebido como um anfitrião que faz questão da presença da pessoa. Para isso, personalize uma pequena mensagem em cada envio.

Por último, tenha também alguns convites físicos caso haja dúvidas sobre o recebimento correto de qualquer pessoa da sua lista.

Dica 5: Saiba o melhor momento para enviar os convites

Não existe um padrão sobre qual o prazo de envio de um convite, seja físico ou digital. Contudo, é preciso considerar a natureza de cada cerimônia, onde o convidado mora e as condições para chegar até sua festa.

Por isso, tenha certeza de que é muito melhor antecipar o envio do que fazê-lo em cima da hora. Em casamentos, a recomendação é em torno de 3 a 6 meses antes da cerimônia. O mesmo vale para o convite virtual.

Em caso de cestas de aniversário, avise com pelo menos 30 dias de antecedência. E no caso de festas temáticas, tenha certeza de que não haverá outro evento similar no mesmo dia ou alguma data comemorativa.

Em resumo, quanto maior for o tempo entre seu convite e o evento, maior a chance de seus convidados estarem presentes e te prestigiarem.

Dica 6: Melhor formato final do convite digital

Em todas as opções acima, é necessário considerar que o formato final do convite precisa ser em PDF. Isso porque é a opção que permite inserir links nos quais é possível clicar e ser direcionado para um site, página ou playlist, por exemplo.

Caso você não vá usar esse recurso, escolha a imagem em PNG ou JPG, dois formatos que praticamente qualquer celular é capaz de ler. Para envios por e-mail, personalize a mensagem e coloque o convite anexo, e não no corpo do texto.

convite digital

Dica extra: confira os serviços adicionais da Hapy

Agora que você entendeu como fazer um convite digital e qual a importância dele para os mais diferentes tipos de festas, a gente deixou o melhor para o final. Principalmente para quem achou que fazer seu próprio convite pode ser mais difícil ou trabalhoso.

Na Hapy, você pode ter um site gratuito exclusivo para sua festa e, como um mega plus, adquirir serviços adicionais que incluem um convite digital pronto e feito por nossos profissionais!

E não é só isso! Temos opções de serviços que oferecem contagem regressiva digital, criação personalizada de presentes, Save the Date até logos personalizados. E o melhor: você pode criar uma lista de presentes online para receber todos os valores em dinheiro!

Venha criar uma festa inesquecível com a Hapy!


Faça o seu cadastro agora mesmo e descubra um universo de soluções que temos para aniversários,15 anos, formaturas, festas infantis e chá de casa nova! Para acessar outros conteúdos e dicas sobre os mais diferentes tipos de festas, não deixe de conferir os artigos do Blog da Hapy.


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 16/05/2024

Tudo o que você precisa saber sobre Convite Online: Dúvidas e Respostas

Leia Mais
Card image cap

Postado em 10/05/2024

Aniversário do Corinthians: + de 40 inspirações para a sua festa de adulto ou criança

Leia Mais
Card image cap

Postado em 27/04/2024

9 dicas para montar o seu convite de aniversário (+ ideias)

Leia Mais

Ver mais postagens