Como agradar convidados que não comem carne?



Meu convidado não come carne, e agora? Veja como agradar os vegetarianos no seu evento.


 

Organizar um evento pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente quando se tem convidados com diferentes preferências alimentares. Para garantir que todos se sintam à vontade, é importante pensar antecipadamente em um cardápio variado e inclusivo, que atenda às necessidades de todos os convidados, inclusive daqueles que não consomem carne. 

 

Uma pessoa vegana não consome nada de origem animal em qualquer aspecto, já o vegetariano exclui apenas carnes, tanto brancas quanto vermelhas, da dieta. Os vegetarianos não teriam problema em consumir ovos ou manteiga, algo que o veganismo não permite, por se tratar de um produto de origem animal. Esse estilo de vida pode ser motivado por razões éticas, ambientais, de saúde ou religiosas. 

 

Ao escolherem uma alimentação sem carne, os vegetarianos contribuem para reduzir o impacto ambiental da produção de alimentos e para promover o respeito e cuidado aos animais. 

 

Se você está planejando um evento e já sabe que aquele seu amigo que não come carne vai estar presente, temos algumas sugestões para você agradá-lo também.

 

Confira algumas ideias do que fazer.

 

Incluir opções vegetarianas no cardápio vai além do arroz com feijão ou apenas “mato”. Existem diversas receitas vegetarianas que são deliciosas e fáceis de fazer para o seu almoço ou jantar, como risotos, massas, pizzas e até coxinha feita com a carne da jaca e strogonoff de palmito com cogumelos. São diversas as opções adaptadas de hoje. Além disso, é importante se lembrar de oferecer uma variedade de saladas e acompanhamentos para aqueles que optam por não consumir carne. Dessa forma, todos os convidados terão opções que atendam às suas necessidades. O movimento não se trata de apenas comer folhas verdes, mas todos os tipos de alimentos inimagináveis que não utilizem carne animal. Dica imbatível: coxinha vegana com batata doce e cogumelos!

 

Para essa receita você vai precisar de:

1/2 xícara de batata doce cozida e amassada
1/2 xícara de grão de bico cozido
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho ralado
1/2 xícara de cogumelo shitake
1 colher de sopa de óleo de coco
Salsinha e cebolinha
Shoyu
Sal Rosa
Farinha de Linhaça

Amasse bem a batata e o grão de bico até virar uma massa uniforme, depois refogue a cebola no óleo de coco e adicione à massa. Com um mixer ou processador incorpore a massa até sumir a cebola e misture a massa com a salsinha, o sal e a pimenta do reino.

Para o recheio, pique o shitake, refogue o dente de alho em um fio de azeite até dourar em seguida adicione os cogumelos um fio de shoyu e a cebolinha. Você pode dar cremosidade com um requeijão de castanhas. Molde as coxinha e recheie com o cogumelo, então passe na farinha de linhaça dourada e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos ou até dourar e ficar crocante por fora.




 

Outra opção é a contratação de um buffet que ofereça opções vegetarianas no seu evento. Muitos buffets hoje incluem opções vegetarianas e veganas em seu menu, o que facilita bastante a escolha do cardápio. É importante certificar-se de que as opções oferecidas sejam realmente vegetarianas, ou seja, que não contenham frango, peixe ou frutos do mar na preparação dos alimentos, e essas opções estejam sinalizadas no cardápio para facilitar a vida dos convidados na hora da escolha. Por essa você não esperava: Algumas marcas utilizam cinzas purificadas feitas com ossos no refinamento do açúcar, então é importante estar atento com os alimentos que são derivados do leite, como ovos, queijo e até mesmo o açúcar refinado branco, fazendo uso apenas do açúcar mascavo que não tem origem animal. Faça uma bela pesquisa antes para não causar inconvenientes aos convidados veganos e vegetarianos.

 

 

Uma terceira ideia é abrir espaço para que os próprios convidados levem pratos vegetarianos ao evento. Esta é uma opção interessante, pois permite que as pessoas mostrem suas habilidades culinárias e ainda oferecem opções vegetarianas que outros convidados possam experimentar. Afinal, as ideias e adaptações de receitas são diversas, e nunca param de crescer. Que tal disponibilizar essas opções em um buffet separado para os convidados do movimento vegano e vegetariano?

 



Mas e os doces? A menos que seu convidado seja vegano, quase todo tipo de doce é bem-vindo. Mas, se realmente não consumir derivados de origem animal, como leite e queijo, será necessária uma pesquisa um pouco mais profunda do assunto para oferecer opções doces que o agradem. Cuidado com os alimentos falso-veganos nessa hora! Alguns alimentos se consideram veganos, mas, caso você pesquise mais a fundo, poderá ver uma pequena participação de partículas do leite e outros derivados de origem animal, ou até mesmo produtos que são testados em animais. Atenção ao chocolate, baunilha e sorvetes, em especial.

 



Não basta apenas incluir opções vegetarianas, é necessário oferecer pratos que realmente tenham sabores deliciosos. Para isso, pesquise bem as melhores receitas e talvez seja interessante contar com a ajuda de um profissional da cozinha que conheça as melhores técnicas e ingredientes para preparar pratos vegetarianos saborosos, e que atendam às necessidades dos convidados. 

 

Lembrando que, em alguns casos, não será necessário se preocupar tanto, uma vez que todo churrasco pode ter salada, arroz, pão de alho, além de vegetais e legumes deliciosos assados na churrasqueira, como abobrinha, tomate recheado, batata, berinjela e pimentão. Uma boa maionese também não tem erro para os vegetarianos, mas é necessário ter atenção caso seus convidados não consumam derivados de origem animal também. E que tal pensar em frutas grelhadas também? Ficam uma delícia e mesmo os convidados não vegetarianos vão curtir a ideia.

 

 

Oferecer opções vegetarianas no cardápio não é apenas uma questão de inclusão e respeito, mas também é uma oportunidade de mostrar que é possível preparar pratos deliciosos e saudáveis sem a necessidade de incluir carne em todas as refeições. 

 

Sempre podemos incluir uma opção deliciosa no cardápio para todos, afinal, sua festa precisa fazer com que todos os convidados se sintam confortáveis e bem recebidos. 

Para que o seu evento seja memorável e agrade todos os convidados, conte com Hapy! Além de dar dicas incríveis para o seu evento, nós ajudamos no planejamento dele de forma prática e simples. 

 

Com Hapy você pode criar o evento online de forma personalizada, deixar as informações de data, local e mural de recados disponíveis para os convidados, uma lista de presentes onde recebe todo o dinheiro na sua conta, subir sua lista de convidados e enviar os convites digitais via WhatsApp. Ah, você ainda recebe a confirmação de presença na sua mão sem estresse. Muito bom, né?

 

Então conte com Hapy e faça do seu evento um sucesso para todos os convidados. Acesse o site já e crie seu evento bom para os amigos vegetarianos e para o meio ambiente, além de muuuuito delicioso.

 

hapy festa de aniversario vegana


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 16/05/2024

Tudo o que você precisa saber sobre Convite Online: Dúvidas e Respostas

Leia Mais
Card image cap

Postado em 10/05/2024

Aniversário do Corinthians: + de 40 inspirações para a sua festa de adulto ou criança

Leia Mais
Card image cap

Postado em 27/04/2024

9 dicas para montar o seu convite de aniversário (+ ideias)

Leia Mais

Ver mais postagens