Aniversário LGBT: 5 dicas para uma festa criativa e inesquecível



Comemorar um aniversário LGBT é uma oportunidade incrível de celebrar a diversidade e encantar os convidados com glamour e opções criativas. Saiba mais.


Em 28 junho, se comemora o Dia do Orgulho LGBT e a Hapy resolveu trazer novamente o tema à pauta para mostrar como é possível criar festas incríveis e criativas a partir do conceito de inclusão e igualdade que o assunto merece.

Aliás, é importante explicar que uma festa LGBT pode, se assim for o desejo de seu anfitrião, não usar todos os símbolos ou contextos que são relacionados ao tema. Isso porque quando falamos de pluralidade, a única coisa realmente obrigatória é que a comemoração seja inclusiva e diversa, não é mesmo? (O que, na verdade, deveria ser item indispensável em qualquer festa!).

Por isso, confira o artigo exclusivo que a Hapy preparou e veja como transformar a data em um momento de celebração e criatividade! Boa leitura!

Aniversário LGBT: vamos falar de luta por direitos iguais?

Ainda que o tema aqui seja a festa, é importante pontuar quando surge a luta pelos direitos LGBT no mundo.

Sua data tem origem em um episódio marcante da comunidade LGBT conhecido como Rebelião de Stonewall Inn. Em resumo, marcou em 1969 uma revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia nova-iorquina em ambientes e bares frequentados por homossexuais.

Por isso, é conhecida como marco zero do movimento de igualdade civil no Século 20, originando no ano seguinte (1970) a 1ª Parada do Orgulho LGBT.

Naquele mesmo ano, a bandeira do arco-íris personalizada tornou- se um dos principais símbolos do movimento, a pedido do ativista Harvey Milk e com criação do designer Gilbert Baker.

Aliás, a história se tornou um filme estrelado por Sean Penn que concorreu em 8 categorias no Oscar de 2009.

O que considerar ao elaborar um aniversário LGBT

Não é possível falar em comemoração LGBT sem falar de inclusão e luta. Contudo, isso não significa que para uma festa de alguém LGBT tudo isso precisa estar inserido na temática.

Ou seja, o ideal é que o anfitrião considere quais aspectos do movimento ele gostaria de ressaltar e, a partir deles, criar uma personalidade própria do evento.

Aliás, por acontecer no mês das festas juninas, com suas saborosas guloseimas e ambiente animado, o aniversário LGBT pode inclusive aproveitar o período de festas e trazer o tema para a comemoração!

1 - O significado das cores do arco-íris podem pontuar o evento

Para quem pensa que usar as cores do arco-íris pode soar como algo óbvio, a Hapy trouxe uma informação extra da qual muitos não se atentam. Você sabia que a bandeira do movimento LGBT possui 6 (e não 7) cores e que não é o mesmo arco-íris, por exemplo, que identifica a aliança bíblica ou que aparece no céu após um dia chuvoso?

Pois é isso mesmo. A bandeira LGBT tem as cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, anil e violeta. Na ordem, elas significam: sexualidade, vida, cura, luz do sol, natureza, harmonia e espírito humano e o(s) sentido(s) podem ser uma orientação criativa para sua festa.

Outra dica interessante é sugerir aos convidados, por exemplo, que venham com uma das cores, de modo a proporcionar uma explosão de cores instagramáveis na hora das fotos do evento!

2 - Se a inclusão é o foco da festa, pratique-a de modo amplo

Não é possível falar de aniversário LGBT ou qualquer assunto relacionado ao tema sem trazer à tona o conceito de inclusão: ele costuma nortear todas as pautas do segmento. Então, que tal potencializar isso e criar um ambiente aconchegante e realmente inclusivo para todos seus convidados?

A sugestão é pensar em soluções que sejam informativas e ao mesmo tempo conscientize as pessoas sobre estas pautas. Por exemplo, é possível colocar braile nos convites físicos ou menus do cardápio, caso haja convidados com deficiência visual. Os banheiros da festa podem ser personalizados com acesso de pessoas trans visível na porta, além de ter itens de higiene básica para ambos os sexos tanto no espaço masculino como feminino.

Por último, a festa pode ser uma oportunidade de trazer os amigos heterossexuais para compreender um pouco melhor sobre a luta LGBT, com pequenos folhetos ou cartazes com curiosidades sobre termos da comunidade em toda a decoração.

Pense da seguinte forma: se é seu convidado, certamente a pessoa é alguém do seu convívio. E ela vai adorar ter acesso a alguns contextos dos quais pode não ter familiaridade, como canções, expressões ou mesmo o vocabulário.

Clique aqui e confira opções de lembrancinhas de festas para adultos.

3 - Pajubá: você conhece o dicionário LGBT de expressões?

“Amapô”, “acué”, “babado”, “gongar”, “dar a elza”. Essas são algumas expressões típicas do vocabulário LGBT que nem todos conhecem ou têm acesso.

Ainda que alguns termos possam estar no vocabulário geral, eles têm origem em grupos étnicos africanos (nagô ou iorubá) e foram apropriados por homossexuais e travestis ao longo dos tempos. E se tornaram quase uma linguagem “secreta” no universo LGBT.

Por isso, a dica aqui é brincar com essas palavras e inseri-las na festa, seja no nome personalizado dos drinks, em pequenos cartazes espalhados pelo evento ou mesmo na decoração da mesa do bolo.

Dessa forma, você estimula a criatividade dos convidados e ainda vai gerar muita diversão com pessoas tentando descobrir o significado de cada palavra.

4 - Divas pop: do universo LGBT para o sucesso com todos os públicos

Uma alternativa bastante criativa e que irá encantar seus convidados é apostar na paixão do universo LGBT pelas divas pop e levar essa adoração para dentro da sua festa. Ou seja, ao invés de apenas ter canções da Beyoncé, Madonna ou Camila Cabello na sua playlist, e porque não dedicar todo o evento para seu artista favorito?

De forma similar ao que crianças e adolescentes fazem com festas de super heróis ou princesas da Disney, é possível pensar na decoração baseada em álbuns ou na carreira completa de uma diva pop. E vamos combinar: elas são sucesso não apenas no universo LGBT!

Por exemplo, é possível apostar em uma festa com temática country onde os elementos sejam o álbum Music, da Madonna ou um da Taylor Swift. Ou ainda, criar um ambiente caribenho e ensolarado, e apostar numa decoração onde Camila Cabello seja o centro das atenções.

5 - LGBT ou não: criatividade precisa apostar em tecnologia

Por último, a dica vale para qualquer evento e em um aniversário LGBT também não poderia faltar: busque soluções digitais para inovar em sua festa.

E isso não quer dizer apenas iluminação em LED ou telões em ultra HD. Pense no evento desde sua concepção. E aposte em opções como as disponíveis entre os serviços da Hapy, como por exemplo:

  • Criação de um site personalizado para a gestão cada etapa do evento em um só lugar;

  • Contratação de serviços para criação do Save the Date;

  • Lista de presentes com conversão em dinheiro para o aniversariante;

  • Confirmação online de presença dos convidados;

  • Espaço para fotos do casal e recados;

  • Checklist das principais etapas do evento;

  • Área para divulgar todos os detalhes que abordamos no artigo e muito mais!

Seu aniversário LGBT muito mais incrível com os serviços da Hapy

Agora que você conheceu dicas criativas para um aniversário LGBT de sucesso, que tal criar um site de forma gratuita e dar um plus criativo e personalizado na sua festa?

Na Hapy, você será capaz de acessar soluções que facilitarão a organização e criação do seu evento! Isso porque é possível criar um site totalmente personalizado gratuitamente, e ainda testar ferramentas sem precisar aderir a nenhum plano.

Além disso, aqui você pode converter toda a sua lista de presentes em dinheiro e usá-lo da forma que quiser, seja para a própria festa, para comprar aquele presente especial ou mesmo fazer uma viagem incrível.

Faça o seu cadastro agora mesmo! E para acessar outros conteúdos e dicas sobre os mais diferentes tipos de festas, não deixe de conferir os artigos do Blog da Hapy.


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 21/06/2022

Festa country: inspirações de Deya Cipri para seus 40 anos

Leia Mais
Card image cap

Postado em 02/06/2022

Decoração de festa masculina: 5 inspirações com personalidade

Leia Mais
Card image cap

Postado em 31/05/2022

Lembrancinha de aniversário adulto: encante seus convidados com a escolha certa!

Leia Mais

Ver mais postagens

O site da Hapy utiliza configuração de cookies e tecnologias semelhantes, para oferecer a melhor experiência.
Ao usar o site da Hapy, você concorda com nossa Política de Privacidade e com os Termos de Uso revisados, incluindo nossa Política de Cookies.