Almoço ou jantar: qual o melhor momento para fazer seu evento?



Almoço ou jantar: descubra qual o melhor momento para fazer seu evento.


 

Eba, vai rolar evento! Mas você não sabe o melhor horário para isso? Calma, vamos te ajudar.

 

O momento do dia em que um evento será realizado pode fazer toda a diferença em sua qualidade. Além do horário escolhido, a escolha entre almoço ou jantar pode influenciar diretamente na comida servida, bebidas escolhidas e no clima geral do evento. 

 

Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre os dois horários e ajudá-lo a decidir qual é o melhor momento para o seu evento, além de fornecer algumas dicas sobre como prepará-lo.

 

 

Qual a diferença entre um evento diurno e noturno, para começar?

O tradicional almoço é uma refeição completa e deve ser feito em horário tradicional, contando com diversas opções em saladas, acompanhamentos, pratos principais, bebidas e sobremesas. Além dele, temos o Brunch, que é uma refeição intermediária entre café da manhã e almoço, e o Coffee Break, que pode ser uma boa opção para uma comemoração social ou para um evento corporativo com lanches bem diversos e sucos, refrigerantes e, é claro, cafés a tarde. Esses são os principais tipos de eventos diurnos.

 

 

Mas, se você busca uma festa grandiosa, uma social entre amigos ou Happy Hour, talvez seja ideal realizá-la à noite. E agora, como ter certeza? Como tomar essa decisão?

 

 

A primeira coisa a considerar é o propósito do evento. Se o evento foi organizado com o objetivo de celebrar um aniversário ou alguma outra ocasião especial, é provável que a escolha do horário seja influenciada pela preferência do anfitrião e dos convidados. Por exemplo, se seu evento é algo rápido, um cardápio mais elaborado e seus convidados estão trabalhando, o almoço pode ser a melhor opção, pois permite que os participantes participem do evento antes de voltar ao trabalho. Por outro lado, se o propósito é criar um ambiente descontraído para network e relaxamento, o jantar pode ser mais adequado. Essas dicas servem tanto para eventos sociais quanto corporativos. 

Em caso de um evento infantil no fim de semana, quanto mais cedo melhor para as crianças e papais, assim as crianças não ficam estressadas com a mudança de rotina (e os pais também não, rs). E se for durante a semana, o ideal é ser entre 18h30 e 19h, para os pais poderem sair do trabalho no dia e levar os pequenos logo após.

 

Vejamos mais alguns fatores a considerar…

 

Horário do evento: fim de semana vs. durante a semana 

Se o evento for realizado no fim de semana, a escolha entre almoço ou jantar pode ser menos importante, já que os convidados provavelmente terão mais tempo livre. Além disso, se a ocasião for uma celebração em família ou com amigos próximos, a hora do dia não deve ser tão crucial, uma vez que a ocasião em si supera qualquer um desses fatores. Caso seus convidados trabalhem durante o dia, por que não fazer um jantar? E se você pretende organizar uma festa mais longa, como comemoração de algo ou reunião em família, pode começar mais cedo. Para uma ocasião mais romântica a dois, como um jantar à luz de velas, a noite pode trazer mais charme.

Alguns eventos típicos para o dia são: churrasco com os amigos ou família, wine garden à céu aberto com almofadas para sentar no chão e uma bela carta de vinhos, piquenique em um parque ou espaço aberto com a turma; e eventos típicos para a noite são: luau em um espaço aberto, praia ou beira de um lago, encontro no boteco, noite de drinks em casa e festa neon cheia de cores.

 

 

Número de convidados 

O número de convidados também é um fator a ser considerado quando se decide entre almoço ou jantar. Se o evento é destinado a uma pequena quantidade de pessoas, o jantar pode ser preferível, pois permite que os convidados se envolvam em um ambiente mais relaxado e íntimo. Por outro lado, se o evento é destinado a um número maior de convidados e a intenção é aumentar a interação, o almoço pode ser mais adequado. 

 

 

Estilo de Cardápio 

Além dos fatores listados acima, é importante considerar o tipo de comida que será servida. Os eventos noturnos, frequentemente, têm menus mais sofisticados, como risoto e carnes assadas. Se esse é o seu objetivo de menu, um jantar pode ser mais adequado. No entanto, se o evento for durante o almoço, uma opção de menu mais simples e leve pode ser a melhor escolha, como saladas, massas, carnes, peixes, pratos vegetarianos e muito mais. Quem não ama um churrasco ou feijoada também? Caso essa seja sua opção preferida, evite fazer o almoço pesado em um tempo curto e em dias em que seus convidados devem voltar ao trabalho em seguida, pois é uma refeição mais pesada e descontraída. Alguns drinks ideais para um evento diurno são: água aromatizada com frutas, gin tônica, coquetel de frutas, cerveja e caipirinha. Para a noite, os melhores drinks costumam ser vinho, Piña Colada, Mojito, Lagoa Azul e Martini.

 




Preparando o seu evento

Independentemente do seu objetivo final para o evento, convém seguir algumas dicas para garantir que o seu evento seja um sucesso:

 

Defina o seu orçamento: é importante definir o seu orçamento logo no início do planejamento do evento. Isso permitirá que você planeje de acordo com suas necessidades e evite gastar mais do que o desejado. 

Escolha um local adequado: é importante escolher um local adequado que possa acomodar o número de convidados que você espera. Certifique-se de que o local seja facilmente acessível para todos os convidados. 

Menus: Selecione um menu que agrade a todos os convidados, incluindo aqueles com restrições alimentares. Certifique-se de que o menu selecionado seja ideal para o horário do evento, para que os convidados possam desfrutar de uma refeição saborosa e bem apresentada. Uma feijoada, por exemplo, não é ideal para um jantar por ser uma refeição mais pesada. Leve isso em consideração na sua escolha, e faça as compras com antecedência.

Decoração do local: também é importante ter em mente que a decoração do local agregará valor ao seu evento. Escolha cores, aromas e elementos decorativos que sejam atraentes para seus convidados. Em nosso blog, temos diversas dicas e temas diferentes para todos os tipos de eventos, como festas masculinas cheias de personalidade e as cores do ano.

Hapy: Planeje seu evento de forma rápida e prática com o site de eventos Hapy. Nele você pode criar o seu evento online, deixar as informações de data, local, horário e mural de recados disponíveis para os convidados. Você ainda pode criar uma lista de presentes onde recebe todo o dinheiro na sua conta, subir a lista de convidados e enviar os convites digitais via WhatsApp. Tudo isso sem custo! 

 

Em geral, almoço ou jantar podem ser opções igualmente adequadas para um evento, dependendo do propósito, horário do evento, número de convidados e estilo de cardápio. Como anfitrião, é importante considerar todas as variáveis ​​e fornecer aos seus convidados o melhor ambiente, com facilidade para que todos estejam presentes e que seja bom para você também. Lembre-se de que o momento deve ser agradável, descontraído e bem planejado, ainda que seja um jantar em casa ou um happy hour externo. Todo evento deve ter seu charme, independente do horário e local.

 

Acesse o site da Hapy para planejar o seu evento com muito mais diversão e facilidade, e bom evento!

 

hapy festa aniversario almoço jantar


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 16/05/2024

Tudo o que você precisa saber sobre Convite Online: Dúvidas e Respostas

Leia Mais
Card image cap

Postado em 10/05/2024

Aniversário do Corinthians: + de 40 inspirações para a sua festa de adulto ou criança

Leia Mais
Card image cap

Postado em 27/04/2024

9 dicas para montar o seu convite de aniversário (+ ideias)

Leia Mais

Ver mais postagens