Lista de presentes para chá de bebê: itens essenciais!



A lista de presente de um chá de bebê precisa considerar itens básicos e até mesmo menos utilizados para ficar completa. Saiba tudo como montar a sua.


Pensar na lista de presentes para chá de bebê é um momento que vem recheado de dúvidas e incertezas. Isso porque, juntamente à felicidade de ter um bebê para alegrar a casa, existem responsabilidades e custos que pesam para qualquer pai ou mãe de primeira viagem.

E uma coisa é certa: até mesmo o que parece ser em grande quantidade pode se mostrar insuficiente em pouco tempo. Isso porque há vários fatores envolvidos: cada criança pode ter necessidades únicas, elas crescem rápido e, claro, você vai querer o melhor para o seu pequeno, não é mesmo?

Mas não se preocupe. A Hapy preparou um artigo completíssimo que vai te ajudar a montar uma lista de presentes para chá de bebê com tudo o que não pode ficar de fora. Confere com a gente e já deixa o artigo salvo para sempre que precisar! Boa leitura!

Afinal, como surgiu e o que fazer para um chá de bebê?

Antes de chegarmos à lista, que tal um pouquinho de história para entender melhor como surgiu este evento, que costuma ser o primeiro de muitos que seu bebê terá ao longo do anos?

Pois bem, os primeiros registros mostram que o hábito da comemoração vem da Inglaterra, mais ou menos há 200 anos atrás. Aliás, a tradição é tão importante por lá que até hoje muitos países de língua inglesa realizam o evento, conhecido em toda a Europa como “baby shower”.

Entretanto, o nome de “banho de bebê” não diz sobre colocá-lo em água, como pode parecer. E sim, remete à ideia de “regar” os papais e mamães com uma chuva de presentes para o filho. 

Aliás, similar ao que acontece na festa de 15 anos (que tem o intuito de pontuar uma fase de transição da debutante), o chá de bebê é como fosse a inauguração do pequeno em seu círculo social. É isso mesmo! O evento pontua a saída do bebê do conforto na barriga da mãe e sua chegada a uma família e amigos que irá cultivar ao longo de sua vida.

Por isso, nada melhor do que comemorar a ocasião em grande estilo e apostar em uma festa que encante familiares e amigos com a chegada do pequeno!

Quando realizar o chá de bebê?

De modo geral, não há uma regra única de quando comemorar o chá de bebê. Porém, a maioria dos pais opta por fazê-lo entre o 6 e 8º mês de gestação. Dessa forma, aqueles que irão decidir a decoração, roupas e acessórios de acordo com o sexo, podem se orientar também dessa forma na criação da lista de presentes do chá de bebê.

Por sua vez, há casos onde o evento acontece até mesmo após o nascimento, mas em qualquer uma das situações, a regra costuma não variar: os pais gostam de escolher os presentes do filho conforme suas preferências e expectativas.

E vamos combinar, isso é importante! Afinal, além de itens de uso próprio, há questões que irão contribuir, por exemplo, com a proposta de decoração do quarto.

Dito isto, que tal fazermos um check list completo do que não pode ficar de fora de uma lista de presentes em um chá de bebê?

Itens que precisam estar em qualquer lista de presentes em um chá de bebé

A lista que nós, da Hapy, preparamos inclui desde itens básicos, que não precisam ser tão básicos assim,  até aqueles que darão um up no quarto e nos acessórios diários de seu filho. 

Neste caso, elas servem tanto para meninos quanto meninas, e o essencial aqui é que os pais se sintam confortáveis em relacionar cada presente. Por exemplo, há pais que pensam em mais sustentabilidade que podem recusar fraldas descartáveis. 

Mas isso não é problema. Em casos como este, é só trocar o presente por outro que seja do agrado dos genitores. Aliás, nunca se esqueça disso: esse momento inicial do seu pequeno é onde os papais e mamães costumam ter maior participação. Curta!

E para facilitar sua lista de presentes do chá de bebê, separamos os itens em 8 tópicos essenciais. Confira!

Fraldas

Os primeiros itens a figurar em uma lista de presente em um chá de bebê são sempre elas: as fraldas. Isso porque elas irão acompanhar seu filho desde o nascimento até o momento em que ele conseguir usar o banheiro.

E acredite: não é possível estabelecer um período exato até que ele não precise mais delas. De toda forma, nos primeiros dias, elas são primordiais. E em média, um bebê pode usar até 10 fraldas em um único dia.

Por isso, considere tê-las em suas diversas variedades, tamanhos e formatos, para que seu bebê esteja sempre limpo e seguro!

Higiene

E já que falamos em limpeza, outro ponto importante para considerar em qualquer lista de presente para um chá de bebê são aqueles que irão contribuir para que ele se mantenha saudável. Além disso, será uma espécie de primeira mini farmácia do pimpolho.

Por isso, considere itens como lenços umedecidos, algodão, pomadas anti-assaduras, toalhas, hidratantes infantis, entre outros.

E claro, lembre que acessórios como banheira, brinquedos para o banho, saboneteira, kit de escova e pente e até mesmo termômetros e dedeira massageadora para os dentes serão úteis nos primeiros meses de vida da criança.

Dia a dia

Pergunte a qualquer pai ou mãe sobre a velocidade que seu bebê aprende as coisas e a resposta será sempre a mesma: o tempo todo e muito rápido. Por isso, é importante considerar neste tópico, coisas que serão usadas pelo menos por um ano.

Ou seja, além de babadores, chupetas e mamadeiras, pense em uma lista de presente que possa ser útil em momentos específicos dos primeiros 12 meses da criança.

Por exemplo, proteção de tomadas, para quando ele começar a engatinhar. Ou ainda, pratos e talheres de alimentação e joelheiras antiderrapantes.

Além disso, não se esqueça de incluir uma babá eletrônica para garantir que o bebê esteja sempre seguro e que seja ouvido, no mínimo sinal de choro.

Amamentação

Amamentar não apenas oferece ao bebê os nutrientes corretos para crescer com saúde e protegido como é um momento único entre mãe e filho. E ele pode durar, em média, até por volta dos dois anos.

Por isso, é preciso incluir numa lista de presentes de chá de bebê tudo que possa tornar a situação mais tranquila e confortável para o bebê e a mãe.

Considere itens como creme anti fissuras de mamilo, almofadas, conchas, escova de limpeza para mamadeiras e até mesmo absorvente para os seios.

 

Roupas são itens essenciais numa lista de presentes para chá de bebê

Talvez um dos itens mais polêmicos desta lista, as roupas do bebê irão, de modo geral, serem usadas por um pequeno período de tempo. Para se ter ideia, apenas em um ano, a média do crescimento é de cerca de 25 centímetros. 

Por isso, atente-se que não vale a pena ter um grande estoque de fraldas RN (recém-nascidos) porque os bebês crescem muito rápido nas primeiras semanas.

Além disso, há recém nascidos que já nascem maiores que a média, e partem direto para as fraldas RN+. Logo, adquira uma menor quantidade e compre conforme a necessidade.

 Por sua vez, ele pode atingir entre 10 e 12 quilos em média no primeiro ano. Ou seja, terá triplicado de peso. Por isso, roupas nunca são demais.

E aqui damos uma dica que precisa sempre ser levada em conta: faça uma lista de presentes online, onde todo o valor é revertido em dinheiro. Dessa forma, os pais não correm o risco de receber diversas roupas similares, de tamanhos idênticos ou ainda que não são de sua preferência. Melhor evitar este tipo de contratempo, não é mesmo?

Passeio

E se falamos em roupa, a hora do passeio é a ocasião onde todo papai ou mamãe precisa estar preparado para evitar contratempos fora de caso. E isso significa estar equipado de diferentes acessórios e itens que irão permitir levar a criança a qualquer lugar.

Para isso, pense desde o carrinho até o bebê conforto, protetor solar para o vidro do carro e um mosquiteiro. Por último, lembre que os pais precisarão de bolsas de diversos tamanhos, de acordo com o tempo e local do passeio. Previna-se!

Quarto

Apenas no primeiro mês, o bebê costuma ter ciclos de sono entre 3 e 4 horas, não importando se é dia ou noite. E para pais que querem habituar desde cedo a criança a dormir em seu espaço, um quarto aconchegante e equipado contribui bastante para isso.

E muito mais do que estética, é preciso considerar o conforto e aconchego do espaço. Por isso, itens como colchões, protetores plásticos, berço, travesseiros, lençóis, cobertores e outros são indispensáveis.

Lista de presente de chá de bebê também deve contemplar a mãe

Por último, é necessário entender que a presença mais frequente do bebê, em seus primeiros anos de vida (e por vezes pela vida toda) será da mãe. Então, nada mais justo que considerar algumas de suas necessidades ao montar a lista de presentes do chá de bebê.

E neste caso, não falamos apenas de incluir sutiãs de amamentação, cadeira ou poltrona ou cinta pó-parto. A lista pode incluir sessões de massagem, drenagem linfática ou mesmo idas ao salão de beleza, a fim de tornar o momento da maternidade muito mais belo e tranquilo.

Como elaborar um chá de bebê completo, criativo e diferente?

Da mesma forma que explicamos sobre como inovar na lista de presentes do chá de bebê, é preciso considerar que há soluções que podem ressignificar o evento. E por isso, a Hapy é referência quando o assunto é facilitar a organização de qualquer comemoração.

Com soluções digitais que vão desde a criação de um convite virtual até um site exclusivo com fotos e vídeos, é possível transformar o chá de bebê em um momento inesquecível para todos seus convidados.

Entre os principais recursos para personalizar qualquer evento, estão:

  • Criação de um site personalizado para a gestão cada etapa do evento em um só lugar;

  • Contratação de serviços para criação do Save the Date;

  • Lista de presentes com conversão em dinheiro para os pais do bebê;

  • Confirmação online de presença dos convidados;

  • Espaço para fotos do bebê, dos pais, família e recados;

  • Checklist das principais etapas do evento;

  • Área para divulgar todos os detalhes que abordamos no artigo e muito mais!

A Hapy te ajuda a organizar o melhor chá de bebê para seu filho!

Agora que você conheceu tudo que uma lista de presente de um chá de bebê precisa ter, que tal criar um site de forma gratuita e dar um plus criativo e personalizado na sua festa?

Na Hapy, você será capaz de acessar soluções que facilitarão a organização e criação do seu evento! Isso porque é possível criar um site totalmente personalizado e sem custo, e ainda testar ferramentas sem precisar aderir a nenhum plano.

Além disso, aqui você pode converter toda a sua lista de presentes em dinheiro e usá-lo da forma que quiser, uma viagem de lua de mel, ajudar na decoração da casa ou o que mais você imaginar! Faça o seu cadastro agora mesmo! E para acessar outros conteúdos e dicas sobre os mais diferentes tipos de festas, não deixe de conferir os artigos do Blog da Hapy.


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 31/03/2021

6 Dicas para o seu Chá de Bebê

Leia Mais
Card image cap

Postado em 16/12/2020

Já conhece o Chá Rifa?

Leia Mais
Card image cap

Postado em 14/12/2018

Como organizar o primeiro chá bebê?

Leia Mais

Ver mais postagens

O site da Hapy utiliza configuração de cookies e tecnologias semelhantes, para oferecer a melhor experiência.
Ao usar o site da Hapy, você concorda com nossa Política de Privacidade e com os Termos de Uso revisados, incluindo nossa Política de Cookies.