Como calcular a quantidade de comes e bebes para a sua festa



Talvez uma das maiores preocupações de todo mundo na hora de planejar uma festa seja com a comida e a bebida. E para oferecer a quantidade certa não existe mágica. Mas dá para ter uma ideia e calcular uma média do que será consumido. Quer saber como? A gente ensina:

 


Talvez uma das maiores preocupações de todo mundo na hora de planejar uma festa seja com a comida e a bebida. Afinal, apesar de o foco ser a diversão, a comida é parte fundamental desse momento. E para oferecer a quantidade certa não existe mágica. Mas dá para ter uma ideia e calcular uma média do que será consumido. Quer saber como? A gente ensina:

 

Comida

O primeiro passo para começar a organizar essa lista é observar sua lista de convidados. Defina a quantidade de pessoas, qual é a idade dos seus convidados, quanto tempo irá durar a festa… tudo isso irá impactar no seu resultado final. Isso porque convidados mais jovens em geral consomem mais comida que os mais velhos, por exemplo. E quanto mais tempo durar sua festa, maior será o consumo tanto de comida quanto de bebida.

 

Para canapés e salgadinhos, a quantidade indicada, em média, é de 10 a 12 unidades por pessoa. A dica é escolher pelo menos cinco opções diferentes, dando preferência aos mais leves. Para entradas e pratos quentes a conta é feita de “um por um”, ou seja, o número de convidados multiplicado pelo de pratos. Para não errar, aposte no combo entrada + massa + carne.

 

Doces

O consumo de doces varia bastante de acordo com os convidados e o tipo de festa. A sugestão é escolher entre 4 a 8 tipos. Em média, o consumo varia bastante de 3 a 12 unidades por pessoa. Se tiver bolo, o cálculo é de 100 gramas por pessoa. Vale lembrar, no entanto, que apenas 40% da lista de convidados consome bolo. Caso sua festa seja um casamento e o bem casado esteja no cardápio, o ideal é ter de 2 a 3 para cada convidado para evitar a situação desagradável de faltar.

 

Bebidas

Assim como as comidas, a quantidade de bebidas também vai depender de uma série de variáveis. Uma das mais importantes é o tempo de duração, já que quanto mais longa a festa, maior o consumo. Também é preciso levar em consideração o tipo de festa, se é coquetel, almoço ou jantar, e em que época do ano ela acontecerá. Isso porque no verão, o consumo de água, refrigerantes e cerveja é maior, enquanto no inverno a preferência é por vinho.

 

De maneira geral, a média é a seguinte:

Refrigerante: 400ml por pessoa se também forem servidas outras bebidas e 600ml por pessoa se servir apenas refrigerantes e água.

Água Mineral: 200ml por pessoa. Aqui é importante lembrar de oferecer outras opções como água tônica e água com gás.

Vinho tinto: em média 1 garrafa para cada 3 ou 4 pessoas durante um almoço ou jantar e 1 garrafa para cada 2 pessoas se for um coquetel.

Champagne: se o champagne for servido durante toda a festa, a conta é de 1 garrafa para cada 2 pessoas. Se a opção for servi-lo apenas durante o brinde, a proporção aumenta de 1 garrafa para cada 8 pessoas.

Cerveja: 2 garrafas por pessoa, se você optar por não oferecer outras bebidas, ou 1 garrafa para cada 4 convidados, se houver também vinho, por exemplo.

 

Quer garantir que tudo seja perfeito e sem erros? Crie um site para o seu evento com a Hapy. Com ele, você pode criar um checklist da festa e garantir que você não vai esquecer de nenhum desses detalhes. Dá ainda para compartilhar os preparativos e também buscar fornecedores e prestadores de serviços especializados para eventos.

 


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 20/08/2019

Formatura, 15 anos, Aniversário, Chá de Bebê e muito mais

Leia Mais
Card image cap

Postado em 11/07/2019

10 doces criativos para dar de lembrancinha

Leia Mais
Card image cap

Postado em 11/07/2019

Dicas para você criar a playlist perfeita para a sua festa

Leia Mais

Ver mais postagens