Checklist de formatura: tudo o que o formando deve saber antes da formatura



Se você está começando a pensar na sua formatura, preparamos um checklist com tudo que é importante para você não deixar passar nada e oferecer uma festa inesquecível:


Organizar uma festa costuma dar trabalho e exige muita atenção. Afinal, são vários os detalhes que devem ser pensados para que tudo seja perfeito no seu dia especial. E a formatura é um daqueles momentos únicos e grandiosos que acontecem apenas uma vez na vida. Por isso, deve ser planejada com calma e tempo.

Se você está começando a pensar na sua formatura, preparamos um checklist com tudo que é importante para você não deixar passar nada e oferecer uma festa inesquecível:

 

Site da festa

O primeiro passo para começar a organizar sua festa de formatura é criar um site para ela. Com a plataforma da Hapy, você consegue criar um site personalizado, com todas as informações importantes e ir compartilhando os preparativos com as pessoas importantes. Ter o site vai ajudar você a se organizar, já que tudo que é importante vai estar lá.

 

Lista de convidados

Criado o site, é hora de pensar na lista de convidados. Isso vai influenciar nos demais itens do checklist. Faça uma lista de pessoas importantes e com quem você gostaria de dividir esse momento. O ideal é iniciar esse processo com cerca de três meses de antecedência. O convite deve ser entregue mais ou menos um mês antes da festa. Utilize o site que você criou para enviar os convites e acompanhar em tempo real as confirmações de presença. Assim, você evita ter que ligar para cada um deles confirmando.

 

Local da festa

A partir da lista de convidados, escolha onde será a festa. Pode ser um restaurante, um salão de festas, você define de acordo com o seu estilo e com a festa que deseja oferecer. Confira a capacidade do local, cheque datas e horários e certifique-se de todos os detalhes. Se possível, faça um contrato para evitar trastornos.

 

Escolha do buffet

Se o local escolhido for um salão de festas, vai ser necessário contratar um buffet. Nesse caso, você tem duas opções: ou oferecer um coquetel ou jantar. Analise qual é a melhor opção para você e de acordo com os seus convidados e escolha o cardápio. Lembre-se de pesquisar diferentes empresas e estudar com calma todas as possibilidades. Tenha certeza de que seus convidados serão bem servidos.

 

Decoração

Outro detalhe importante da sua festa de formatura é a decoração. Ao contratar uma empresa, você deverá deixar claro quais são seus desejos. Mas esteja aberto a receber a opinião de quem entende do assunto. Nessa etapa, a empresa contratada deverá saber quantos convidados você tem, qual será o tipo de comida, entre outros detalhes, tudo isso vai ser importante.

Aqui, vale pesquisar também algumas inspirações do que você acha bacana. Algo que está super em alta por aí são os painéis de led e a projeção mapeada (mapping), que estão dando um toque especial nas formaturas. Com essa tecnologia, é possível projetar imagens suas ao longo do curso, ou mesmo criar um ambiente totalmente temático. É uma tendência que veio para ficar e promete substituir um pouco os tecidos que compunham a decoração.

 

Fotógrafo

Registrar esse dia especial é fundamental. Por isso, não esqueça de contratar um fotógrafo. Pesquise profissionais com experiência em formaturas, busque conhecer seu trabalho e acerte as datas. O ideal é que ele seja contratado com um bom tempo de antecedência, já que os bons profissionais estão sempre com agenda lotada.

Se você quiser algo mais personalizado e com um toque de diversão, vale a pena investir em um painel onde os convidados possam fazer suas próprias fotos. Todos os registros da festa podem ser compartilhados no site da sua formatura, assim todo mundo terá acesso e uma recordação desse dia.

 

Lembrancinhas para os convidados

Entregar um presente para os convidados é super gentil e todo mundo gosta. Não precisa gastar muito, mas escolha algo feito com carinho e que eles possam guardar. Uma sugestão é pensar em algo relacionado ao seu curso. Um jornalista, por exemplo, pode dar um bloquinho ou uma caneta. Outra opção é pensar em algo mais genérico, como um doce personalizado, um chinelo, um copo ou mesmo uma plantinha, que está super na moda. Aqui, é por conta da sua criatividade.

 

Lista de presentes

É costume que as pessoas levem presentes para o formando. E para evitar que todo mundo fique perdido pensando no que você gostaria de ganhar, aproveite o seu site e crie uma lista de presentes, assim você evita presentes repetidos. Outra opção bacana disponível no site é converter os presentes em dinheiro para uma viagem dos sonhos ou para comprar algo que você quer muito.

 

Roupa

Com tudo definido, é hora de pensar no que vestir. Afinal, é o seu dia especial e você precisa estar impecável. Para as mulheres, a escolha do vestido é complexa e envolve diversas questões como compra, aluguel, escolha do modelo e da cor. Por isso, a recomendação é que esses preparativos comecem com pelo menos seis meses de antecedência. Isso garante que tudo seja feito com a calma necessária.

Para os homens, a escolha do terno é mais simples. Mas também é preciso fazer com calma e tempo. O ideal é fazer com três meses de antecedência. Lembre-se que você também vai precisar provar a fazer ajustes para estar impecável.

 

Hapy

A Hapy é uma plataforma digital onde você cria um site completo da sua festa, organiza sua lista de convidados, envia convites digitais, cria listas depresentes e envia informações para seus amigos.  Para ficar por dentro das novidades, siga-nos no Instagram @hapybr e em nossa página no Facebook, clicando aqui.

 


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 11/07/2019

Tendências de penteados para você arrasar na sua formatura

Leia Mais
Card image cap

Postado em 22/05/2019

Tendências para festas de 15 anos em 2019

Leia Mais
Card image cap

Postado em 25/02/2019

5 dicas que você deve saber antes da formatura

Leia Mais

Ver mais postagens